Manaus vai sediar o I Congresso Internacional de Medicina Ambiental do Brasil
Unir medicina e ecologia em prol da saúde do ser humano. Esse é o principal propósito do I Congresso Internacional de Medicina Ambiental que o Instituto de Otorrinos da Amazônia Pierre Gehanno realiza em Manaus, no período de 05 a 07 de setembro, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas. E que está sendo apresentado à população do Norte do Brasil esta semana.
O congresso, inédito no Brasil, deve reunir ao menos 300 participantes, entre médicos, pesquisadores, autoridades de saúde e estudantes. E, o mais importante: 32 palestrantes brasileiros e estrangeiros que apresentarão suas pesquisas, boa parte delas inédita. Eles trarão um tema jamais discutido no País, mas intensamente pesquisado nos Estados Unidos e Europa.
Iniciativa do médico e pesquisador, Gilberto de Paula, o tema Medicina Ambiental é um ponto de conexão entre a medicina e a ecologia. “E sob essa nova perspectiva a saúde individual e coletiva passa a ser um reflexo direto dos acontecimentos relacionados ao ar, água e solo, no qual se desenvolve uma população”, explica.
Mais que a discussão, o encontro tem a tarefa de sensibilizar autoridades, provocar a assinatura de convênios de Cooperação Técnica com entidades científicas internacionais, dentro do tema, desenvolvendo estudos sobre mudanças do meio ambiente e nos perfis da saúde das populações amazônicas. “A nossa proposta é discutir, propor, apresentar estudos, reflexões e proposições sobre o fenômeno-saúde e doenças dentro de uma perspectiva ambiental, além de não perder a liderança sobre esse processo no Estado e em toda a Região Norte do país”, completou Gilberto de Paula.
O conceito de Medicina Ambiental
A Medicina Ambiental é uma especialidade inclusiva, no sentido de agregar novas e antigas compreensões e possibilidades preventivas à prática das especialidades exercidas em ambientes públicos e privados. Traz em si o paradigma da conexão entre as ciências básicas e complexas do meio ambiente e os aspectos clínicos e epidemiológicos da medicina.
O impacto das modificações do meio ambiente com o processo de crescimento das populações das cidades brasileiras tem suas manifestações na saúde das populações. Conhecer esses novos agentes e vetores faz parte da atualização necessária que todo país necessita em função das modificações sofridas pela sua própria trajetória econômica e social no tempo.
Algumas doenças ambientais do século passado ainda perduram a despeito dos esforços públicos e outras enfermidades ambientais emergem de forma exponencial, tais como doenças imunológicas, alérgicas metabólicas e malignas. Entre vários assuntos pertinentes a Medicina Ambiental, outra importante razão para estudarmos, é o tema Fungos, que tem se revelado um caminho natural para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de diagnostico, detecção e tratamento.
O Amazonas talvez seja um dos melhores locais do mundo para se estudar fungo sob as perspectivas de saúde individual, coletiva, publica e privada. E fungos tem a cada dia se tornado tema de interesse constantes de grandes universidades de todo o mundo pois seu crescimento e proliferação em prédios públicos e privados estão diretamente relacionados com o fenômeno do aquecimento global.
Como participar
Para participar do I Congresso Internacional de Medicina Ambiental é preciso acessar o site do evento www.orcalplanettour.com.br/medicinaambiental e se inscrever. Na home page é possível ter acesso a toda a programação do encontro, como nome e tema dos palestrantes brasileiros e estrangeiros.
I Congresso Internacional de Medicina Ambiental
Local: Auditório da Escola Superior de Saúde - UEA
Realização:
Informações: (92) 3232 4468
E-mail: orcalplanet@orcalplanettour.com.br
Site: www.orcalplanettour.com.br/medicinaambiental
Atendimento à imprensa:
Press Comunicação & Marketing – (92) 3584-0556/ 3584-1444
Betsy Bell – (92) 9978-3064
Loredana de Lima K. – (92) 9986-4064
(92) 3584-0556/ 3584-1444 / 9978-3064 / 9986-4064
e-mail: presscomkt@gmail.com – Manaus – Am.
Nenhum comentário:
Postar um comentário