outubro 26, 2011

Comunidade do Encontro das Águas sob tiroteio do Exército

PICICA: Desde 1996 o Exército nacional molesta a comunidade tradicional dos ribeirinhos do Jatuarana - área rural de Manaus. Arbitrariamente estenderam a prática do treinamento de "Guerra na Selva" às terras dos ribeirinhos. Até o cemitério histórico do Jatuarana, do final do século XIX, passou a ser propriedade do Exército. Cáspite! A comunidade tem título de propriedade, mas os militares desrespeitam impunemente a Lei, sob o silêncio dos poderes públicos.



Urgente: comunidade do Encontro das Águas sob tiroteio do Exercito


A tradicional comunidade de Jatuarana, situada na região do Encontro das Águas, está desde a madrugada de hoje sob forte tiroteio do Exercito.



A comunidade tem titulo definitivo de suas terras há mais de 100 anos e o marco fundiário das terras do Exercito, segundo pesquisa de campo do Projeto Nova Cartografia Social (UFAM/UEA) está a 8 km de distância da margem do rio Amazonas. Portanto, as terras dos ribeirinhos de Jatuarana não pertencem ao Exercito.



A comunidade Jatuarana há mais de três anos sofre indevidamente pressões e ameaças do Exercito que derrubam propriedades e queimam bens dos ribeirinhos, mas nunca os moradores estiveram tão apavorados como estão neste momento devido ao pesado tiroteio que o Exercito está realizando em torno da comunidade desde a madrugada de hoje.

Contatos: Marisa Lima - 9342 5900 (pedagoga, ribeirinha nascida na costa do Jatuarana)

Nenhum comentário: