PICICA: A fotografia abaixo foi feita durante a inauguração da ponte de 1 bilhão de reais por Franciele Cristina. Prova inconteste de que há vida inteligente em Manaus. O que não há é propriedade dos meios de trabalho que garantam ao jornalista publicar o que vê. Teria rendido uma bela matéria, sobre as relações de dominação vigentes na cidade. Seria pedir muito acolher esse gesto simbólico e esmiuçar seus efeitos de sentido? Num mar de consenso fabricado pela própria mídia, eis a síntese de um discurso cuja força não pode ser medida pela verdade nele contido, mas por forças anônimas que ameaçam romper o coro dos contentes. Um cartaz sem rosto desvela a indignação que se espalha pelos quatro cantos da cidade. Por ora, novas manifestações estão contidas com a adoção da suspensão da cobrança de pedágio. Se ela impõe silêncio para impedir o clamor popular, sobretudo as manifestações estudantis, por outro lado submete o contribuinte ao pesado encargo de manutenção da ponte. Ao que se informa uma bagatela que gira em torno de 1 milhão de reais/mes. Assim não tem contribuinte que aguente.
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Um escândalo mesmo. Eu, estupefata ainda com a história dessa ponte e seus descalabros, nem me dei conta disso. Até quando viveremos na idade das trevas? A natureza e a vida exigem, mais do que nunca, medidas que, ao menos, atenuem os impactos danosos sobre elas, e a ciclovia, hoje, é absolutamente indispensável em tais obras. Mas isso aqui é Manaus,Amazonas, Brasil. Não é a China.
Postar um comentário