PICICA: A presidenta do Brasil saudou a Ponte Rio Negro como um monumento. Monumento a que mesmo, companheira? Compare os dados pesquisados pelo engenheiro Jerônimo Maranhão. Depois marque um X sobre a assertiva correta: ( ) A ponte de Millau - na França - foi superfaturada. ( ) A ponte do Rio Negro - Amazonas-BR - foi superfaturada. O PT não pode contribuir para a deseducação política da população trabalhadora.
Informações comparativas entre a ponte mais alta do mundo em Millau e a ponte sobre o rio Negro no Amazonas.
Itens analisados
|
Ponte Rio Negro
|
Ponte MIllau
|
Numero de pistas
|
4
|
6
|
Extensão real
|
2720 metros
|
2460 metros
|
Parte estaiada
|
1
|
7
|
Altura máxima
|
133 metros
|
343 metros
|
Distancia entre pilares
|
40 metros
|
400 metros
|
Peso total da ponte
|
345000 toneladas
|
400000 toneladas
|
Resiste a ventos de ate
|
60 km
|
210 km
|
Distancia parte estaiada
|
400 metros
|
400 metros
|
Preço real da ponte em R$
|
R$ 402.000.000,00
|
R$ 734.690.000,00
|
Diferença roubada
|
R$ 697.000.000,00
|
0
|
Observações:
O valor obtido foi feito com base na informação dos quantitativos utilizados na construção da ponte, divulgados pelo próprio governo e construtora, multiplicados pelos preços unitários de mercado(material, mão de obra, rentabilidade e impostos), e considerando 20% de outros matreiras não considerados. .
Parte mais cara da ponte: Parte estaiada
Na ponte em Millau foi construída uma estrada para poder construir cada pilar.
A ponte em Millau e mista (Concreto e aço), por isso e mais leve.
O sistema construtivo e mais caro quando se aumenta a distancia entre pilares.
A mão de obra e materiais na Europa e muito mais cara que no Brasil.
Se fez o comparativo com a ponte na Europa porque caso comparemos com a China, podem argumentar a falta de qualidade dos materiais chineses e também o custo da mão de obra inferior ao Brasil.
A distancia da Ponte sobre o rio Negro e menor porque somente considera-se parte da ponte a parte dos pilares, o acesso a mesma se considera aterro e movimentação de terra entre outros, mais não pode ser considerado como se fosse uma extensão real da ponte.
O grau de complexidade da ponte mais alta do mundo e infinitamente maior que a da ponte sobre o rio Negro.
O sistemas construtivo sobre estacas e o mais barato.
Observe que a parte central e as laterais dos pilares estão diferentes ao projeto, isto para economizar material.
Considerado para efeito de calculo que um metro cúbico de concreto pesa 2500 kg.
A Ponte sobre o Rio Negro foi feita para beneficiar quem comprou o terreno do lado direito da ponte direção Manaus Iranduba. Que já e milionário hoje por conta do governo do Estado, vai ser bilionário em menos de um ano. A parte mais cara do Brasil será esta, por isso não estão cobrando pedágio, para poder valorizar mais ainda os terrenos do outro lado da ponte. Posteriormente vendidos acredito que ira existir um pedágio.
Já compraram a Cerâmica Manauara e Miranda Correa .
Hoje estão inaugurando o maior roubo feito com dinheiro publico na historia do Brasil.
Eng. Jerônimo Maranhao
Nenhum comentário:
Postar um comentário