outubro 06, 2011

Liberdade para a psicanalista síria Rafah Nached

PICICA: Solidariedade internacional.




Consternados, acabamos de tomar conhecimento da prisão da psicanalista Rafah Nached, sábado, dia 10 de setembro às 11h da manhã, no aeroporto de Damasco, enquanto ela dirigia-se à Paris para o nascimento de sua neta.
Com 66 anos e de saúde frágil, Rafah Nached é a primeira mulher psicanalista na Síria, e exerce a profissão em Damasco há mais de 26 anos, tendo que enfrentar, com exigência e paciência incessantes, as questões clínicas e teóricas que encontra.

Ela estudou filosofia e possui diploma de psicologia clínica pela Universidade Paris 7. Ela criou a Escola de Psicanálise de Damasco, em contato com diversos psicanalistas franceses e organizou em novembro de 2010, o primeiro colóquio internacional de psicanálise de Damasco, com uma qualidade científica excepcional. Rafah Nached vem regularmente à Paris para efetuar trocas com psicanalistas e seguir os últimos avanços em psiquiatria e sobre o funcionamento dos hospitais. Ela estabeleceu vínculos regulares com a Cruz-Vermelha Francesa para que os membros de sua Escola de psicanálise tivessem acesso a estágios, em convenção com Centros médico-psico-pedagógicos da Cruz-Vermelha Francesa.

Ela sempre colocou suas competências profissionais e humanas – das quais pudemos apreciar a riqueza – a serviço da Síria, sua pátria, à qual ela é muito apegada.

Com os confrades e colegas da psicanalista Rafah Nached, apelamos para sua liberação imediata, a fim de que ela possa dar continuidade à tarefa científica e humana a que se dedicou desde sempre.

Para colaborar com sua assinatura, envie seu nome, com títulos e qualidades, cidade, país a:
Véronique SIDOIT : vsidoit@gmail.com,
tél : 06.12.49.76.95
Anne LE BIHAN : ann.lebihan@orange.fr,
tél : 06.25.81.41.05

Nenhum comentário: