PICICA: Estávamos em 1993. O Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, pretendia construir uma camelódromo em pleno coração da cidade. Uma dessas barbaridades que a cidade habituou-se a aceitar, comprometendo o processo de autonomia social, como se a gestão da cidade não lhe dissesse respeito. Vinte e um anos de ditadura civil-militar pesavam contra nossa cidadania. O então vereador Jefferson Peres, presidente da Comissão de Patrimônio Histórico da Câmara dos Vereadores, sozinho, conclamava os cidadãos manauaras a resistir. Nunca precisei de muito para agir. Com uma câmera na mão e muitas idéias na cabeça, reuni um grupo de cidadãos e fundamos a Associação Amigos de Manaus - AMANA. Fosse na época do Império, talvez estivéssemos aterrados juntos com os igarapés que sumiram com a urbanização da cidade, que chegou ao seu ápice na administração do governador Eduardo Ribeiro. Ele mesmo, paradoxalmente vítima da república, seria assassinado, certamente por desafetos ligados ao antigo regime. O texto abaixo, escrito pelo poetinha Aldísio Filgueiras - que serviria originalmente como narrativa do vídeo MANAUS - OPERAÇÃO MEMÓRIA, que produzi e dirigi naquele ano -, acabou tornando-se a Carta de Fundação da AMANA. Já a fotografia abaixo, que fiz sobre a enchente deste ano de 2012, é o registro daquilo que o antropólogo, ensaista e poeta Antonio Risério chamou da A REVANCHE DOS IGARAPÉS. Pasme! Outrora, por baixo do Relógio Municipal, passava o Igarapé do Espírito Santo, aterrado sem dó nem piedade, para dar lugar à eufêmica "Paris dos Trópicos", que encantou os olhos da província ao mergulhar na chamada "Belle Époque". Belle époque, para quem cara-pálida?
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Prezado Rogelio, poderia me auxiliar? Estou tentando encontrar o telefone do Hospital Psiquiatrico Eduardo Ribeiro aí de Manaus. Tentei vários que estão disponíveis na internet mas não obtive sucesso.
Como o Sr. é de Manaus, talvez possa me auxiliar pela lista telefonica.
Ficarei muito grato pela ajuda.
Abraços,
paulista distante e leitor do Blog.
meu e-mail é rgmoura@gmail.com
Passei as informaçãoes ao meu amigo Rocha, que chegou primeiro que eu. Boa sorte.
Postar um comentário