junho 23, 2012

"Rio+20 e a hipocrisia publicitária que sequestrou a ideia de democracia", por Fabrício Ramos

PICICA: "Governos não assumem hoje mais do que um papel meramente administrativo, dependente de forças maiores que estão “acima” (e atuando como opressor e controlador dos que estão abaixo – tudo o mais é mero discurso eleitoral)."

Rio+20 e a hipocrisia publicitária que sequestrou a ideia de democracia

Quem tem alguma dúvida de que nem Congressos Nacionais nem nenhum Governo têm os meios para resolver os problemas que nos assaltam? – No vídeo abaixo, José Saramago (que, inclusive, faz referência a Lula) e Manu Chao, Eduardo Galeano, entre outros, desmascaram a hipocrisia publicitária que marca as discussões institucionais em torno da ideia de demeocracia. Trata-se de momentos retirados do documentátio “Voces contra la globalizacion” (2006 – 2009), produzido pela TVE Espanhola.


Resgato essa breve pílula de lucidez em tempos de Rio+20, perguntando-me: quais são hoje em dia os caminhos e os meios para alcançar a revolução universal que poderia redistribuir e gerenciar melhor os recursos humanos, os recursos naturais, os mercados comerciais e as riquezas espirituais?

Governos não assumem hoje mais do que um papel meramente administrativo, dependente de forças maiores que estão “acima” (e atuando como opressor e controlador dos que estão abaixo – tudo o mais é mero discurso eleitoral).

Estamos obrigados, portanto, à solidariedade e à cumplicidade se quisermos refazer uma sociedade viva no interior de uma sociedade condenada. A Rio+20 não nos oferece isso, obviamente.

Fonte: ARTDOCUMENTO

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