dezembro 07, 2014

""Brincante", a história de Antonio Nóbrega", por Orlando Margarido

PICICA: "O palhaço e andarilho Tonheta é o anfitrião da trajetória do ator pernambucano"

Cinema

"Brincante", a história de Antonio Nóbrega

O palhaço e andarilho Tonheta é o anfitrião da trajetória do ator pernambucano

Brincante
O dançarino e trovador em desafiador protesto

Brincante

Walter Carvalho

O Antonio Nóbrega das tradições ancestrais do trovador e da ligação destas com o cancioneiro popular nordestino conhecemos de seus espetáculos que rodam o País. Para contornar o impulso de uma mera revisão, o diretor Walter Carvalho adotou alguns subterfúgios cênicos e de linguagem no documentário Brincante, dedicado ao artista pernambucano, em cartaz.

Não é Nóbrega o anfitrião de sua trajetória, mas Tonheta, misto de palhaço e andarilho dado a vagabundagens, cria do músico em peça teatral de Braulio Tavares que nomeia o filme. Com ele, vestidos a caráter, a mulher e heroína das histórias, Rosane Almeida, além dos dois filhos, seguem mambembando num caminhão circense adaptado de onde salta a lona.

Em outra vertente, o pequeno bailarino de espantosa destreza aos 62 anos lidera duas dezenas de dançarinos na metrópole ou surge solitário a surpreender a multidão. Neste manifesto desafiador ao cotidiano urbano, o cenário contrastante às raízes do encenador permite leitura mais ampla e desprovida dos signos habituais de seu universo artístico.


registrado em:
Fonte: Carta Capital 
Estranho seria não se emocionar com os clicks de Sebastião Salgado. O mineiro de 70 anos é considerado o maior fotógrafo vivo da atualidade, não apenas por suas belíssimas imagens, mas por sua coragem e aventuras tão humanas, nas quais mergulha para registrar as realidades do mundo a fora. O ativismo político corre em suas veias e, muitas vezes, as imagens retratam os protestos do fotógrafo que já esteve exilado na França durante a ditadura militar.
sebastiao salgado 1 Sebastião Salgado: Arte e política em preto e branco
Descobriu a fotografia com 29 anos em uma viagem para a África, onde com a câmera fotográfica da esposa, nasceram os primeiros registros do economista. Desde então, Sebastião tem se dedicado à fotografia e feito dela sua arma para lutar pelos direitos humanos, civis, intervenção política e denúncias. Os lugares onde costuma fotografar trazem uma cultura totalmente diferente da que estamos habituados, sendo a biodiversidade um ponto crucial em suas fotografias.
Já esteve na Sibéria, Etiópia, Madagascar, Ilhas Galápagos e muitos outros cantos do mundo que são pouco lembrados. São lugares habitados por homens, mulheres e crianças que vivem em situações que não se descreve com palavras, mas com as imagens de Sebastião Salgado. Lugares onde talvez ninguém esteve antes, não com o mesmo olhar. Podemos perceber a grandeza e sensibilidade das suas fotos com poucas características gritantes: preto e branco e luz.
sebastiao salgado 2 Sebastião Salgado: Arte e política em preto e branco
sebastiao salgado 3 Sebastião Salgado: Arte e política em preto e branco
sebastiao salgado 4 Sebastião Salgado: Arte e política em preto e branco
- See more at: http://www.fotografia-dg.com/sebastiao-salgado-arte-e-politica-em-preto-e-branco/#sthash.Y9el3W4V.dpuf

Nenhum comentário: