dezembro 08, 2014

"OLHA QUE COISA MAIS LINDA QUE VEM E QUE PASSA", por Gabriel Pardal

PICICA: "(...) nenhuma mulher deveria ter medo de andar pelas ruas da cidade simplesmente por ser mulher e sair vestida como quer. Após o vídeo do Rob ter virado um viral, o site Olga colocou no ar uma pesquisa que contou com cerca de 8 mil mulheres em que 99,6% delas afirmaram que já foram vítimas de assédio sexual."

OLHA QUE COISA MAIS LINDA QUE VEM E QUE PASSA


Em Agosto de 2014, um vídeo no YouTube obteve aproximadamente dez milhões de visualizações em menos de 24h. O vídeo de dois minutos mostra o resultado da performance de dez horas da atriz americana Shoshana B. Roberts vestindo simplesmente jeans e camiseta, sendo assediada verbalmente por homens enquanto anda pelas ruas de Nova York. A ideia veio do diretor Rob Bliss, inspirado pela sua namorada – que é assediada nas ruas o tempo todo. Por dez horas Rob andou na frente de Shoshana com uma câmera em sua mochila, enquanto a atriz seguia silenciosamente com dois microfones em suas mãos. 

Durante essas dez horas ocorreram mais de 100 casos de assédios sexuais verbais. E isso não inclui assobios nem buzinadas. Aos 0:50 do vídeo, um homem anda muito próximo ao seu lado por uns cinco minutos. Mais tarde um outro homem também a persegue, dessa vez puxando conversa, oferecendo seu número de telefone e questionando o porque dela não estar correspondendo.

Assista:





"As ameaças de estupro são frequentes no dia a dia das cidades", responde Rob Bliss em uma entrevista. "Infelizmente as mulheres se acostumaram a ouvirem todo tipo de bobagem enquanto andam pro trabalho, para a lavanderia, passeando com o cachorro. O que às vezes pode parecer apenas um elogio, é claramente notado como invasivo." Rob disse que nunca percebeu ocorrer quando ele andava com sua namorada, apenas quando ela estava sozinha ou com outras amigas. "Eu quero que os americanos percebam de uma vez por todas que assédio sexual não é permitido, e que nossa cidade recusa a tolerar isso."

O vídeo rapidamente se espalhou e caiu no mundo da internet: memes, gifs, piadas, paródias, todo tipo de comentário a respeito da performance. É um assunto bastante sério, e fica a dúvida se as piadas ajudam à discussão ou só atrapalha. 

Em Outubro o site de humor Funny or Die fez uma esquete onde um homem branco é visto recebendo tratamento especial ao andar pelas ruas de NYC. No mesmo mês, um canal do Youtube publicou a paródia com uma drag queen andando pelas ruas de Los Angeles.

O canal ModelPrankstersTV subiu o vídeo do modelo Daniel Gavrilov sendo abordado por homens e mulheres enquanto anda pelas ruas de NYC por três horas. Em uma semana, o vídeo teve mais de cinco milhões de visualizações e quase dez mil comentários. Logo depois surgiu o vídeo feito pelo AreWeFamousNow com uma mulher andando nas ruas de NYC vestida normalmente e sendo assediada, e depois vestindo uma burca e ninguém nem olhando para ela.

E ainda:

Scott Rogowsky escreveu e dirigiu a paródia sobre andar pelas ruas de NYC sendo judeu. Jim Waltrip fez sobre andar pelas ruas de Austin sendo um hipster. Também tem o do skatista andando pelas ruas de Toronto. Dez horas da princesa Leia (de Star Wars) andando pelas ruas de NYC. Por fim foi o vídeo do Zymon Majewski, que filmou a si próprio pelo centro da Varsóvia sem encontrar absolutamente ninguém.



***

O fato é que nenhuma mulher deveria ter medo de andar pelas ruas da cidade simplesmente por ser mulher e sair vestida como quer. Após o vídeo do Rob ter virado um viral, o site Olga colocou no ar uma pesquisa que contou com cerca de 8 mil mulheres em que 99,6% delas afirmaram que já foram vítimas de assédio sexual. 

Já ouvi amigas dizerem que frequentemente são assediadas pelas ruas, nos ônibus, e principalmente nas praias. "Se a gente usa um biquíni, parece que estamos dando liberdade para que os homens comentem sobre o nosso corpo", diz Fernanda Souza, 24 anos. "Cansei de ver homens se masturbando ao meu lado no ônibus ou na praia. Esse tipo de coisa acontece todos os dias, e eu nunca pedi por isso."

Para maiores e melhores informações recomendo muitíssimo os sites Lugar de MulherOlga, ambos movidos por mulheres que estão há um tempão escrevendo sobre assuntos que são tratados como invisíveis mas que precisam serem discutidos com urgência.

Nenhum comentário: