abril 05, 2007

A Luta Antimanicomial e seus desafios

Foto: Peter Roger
















Para uns, “Quando você não sabe onde quer ir, qualquer caminho está errado (Júlio Ribeiro - jornalista - 1845-1890)"; para outros, "Caminhante não há caminho, faz-se caminho ao andar (António Machado - poeta - 1875-1939)". De certo, mesmo, é que em se tratando de Reforma Psiquiátrica, "Nem todos que estão nesse barco estão fazendo a mesma viagem (Benilton Ribeiro, psiquiatra e psicanalista)".

Para Ana Marta Lobosque, uma coisa é certa: o movimento antimanicomial não pode conviver com certas práticas clínicas ou concepções teóricas; o convívio com a diferença, tal como o entendemos, não tem nenhum parentesco com o ecletismo".

Flávio Resmini, militante da Luta Antimanicomial, consciente das divisões internas no movimento pela Reforma Psiquiátrica no Brasil, que em hipótese alguma deve agir apenas quando provocado, invoca um planejamento estratégico urgente, fazendo três perguntinhas básicas:

1. Quais são os nossos problemas?
2. Quais as soluções?
3. Quem são os responsáveis pelas soluções?
4. Qual o tempo dado para se resolver?

Para quem ainda não conhece a Luta Antimanicomial, leia o artigo científico "O movimento antimanicomial no Brasil" , de Lígia Lüchmann e Jefferson Rodrigues, publicado na Revista de Ciência & Saúde Coletiva, vol.12, no.2 , Rio de Janeiro, Mar./Apr. 2007, indicado pelo companheiro Luís Tófoli.

Lembrando que nenhuma Reforma pode se dar por concluída, antecipo a conclusão desse belo artigo: "... pode-se dizer que o [Movimento de Luta Antimanicomial] é uma ação coletiva cuja orientação comporta solidariedade, manifesta conflitos e implica a ruptura dos limites de compatibilidade do sistema de saúde mental no país. A configuração dos atores e instituições (trabalhadores, profissionais, políticos, empresários, usuários e familiares) conforma um quadro multipolar deste campo que, embora atravessado por diversos conflitos e ambigüidades, vem promovendo alterações significativas nas quatro dimensões apontadas, quais sejam: epistemológica, técnico-assistencial, político-jurídica e sociocultural". Posted by Picasa

Nenhum comentário: