abril 20, 2007

Mary Kim Titla participa do lançamento da Revista InterMAIS

Foto: Rogelio Casado - Mary Kim Titla, ICHL-UFAM, Manaus-AM, 20.04.2007

Mary Kim Titla, jornalista indígena americana, participou como palestrante convidada do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas no lançamento da InterMAIS - Revista do Grupo de Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação, Design e Artes, lançada na manhã de hoje.

Sua história, comovente, emocionou e fez rir os presentes no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Viveu uma modesta infância numa reserva da sua tribo, onde eram precárias as condições sanitárias. Dos pais sempre recebeu incentivo para estudar: única forma de superar as adversidades. Tornou-se a primeira e única jornalista indígena americana de televisão no Arizona. Atualmente despede-se do noticiário televisivo, depois uma intensa vida como repórter, para dirigir um revista eletrônica. Para o seu lugar será contratada uma outra repórter indígena. Mary Kim Titla continua fazendo história, deste vez abrindo caminhos para o seu povo.

*************

Leia o relesase distribuído pela Embaixada dos Estados Unidos da América sobre essa fascinante personagem.

Mary Kim Titla, membro da tribo apache de San Carlos, em Phoenix, é a primeira e única jornalista indígena americana de televisão no Arizona. Titla tem mestrado em Comunicação de Massa e iniciou sua carreira 20 anos atrás, em 1985, como recepcionista da redação da TV KTVK, canal 3. Após alguns meses, Mary, conseguiu um cargo de iniciante na redação.

A grande oportunidade surgiu em setembro de 1987, quando o falecido Papa João Paulo II reuniu-se com 10 mil indígenas americanos no Coliseu, em Phoenix. Titla conhecia muitos dos líderes indígenas americanos envolvidos no evento e foi convidada para fazer comentários durante a entrevista ao vivo. Ela usou a gravação para conseguir o seu primeiro emprego como repórter trainee em Tucson, na TV KVOA. Entrou para a equipe do 12 News em 1993.

Titla recebeu inúmeros prêmios pelo seu trabalho, ficando inclusive para finalista do prêmio Rocky Mountain Emmy. Obteve o primeiro lugar nos prêmios da Associeted Press, do Clube da Imprensa do Arizona e da Associação de Jornalistas Ameríndios. Além disso, foi reconhecida pelo Mulheres Jovens de Destaque dos EUA e pela ACF. Atualmente, é presidente do Conselho de Curadores da United Indian Tribal Youth, Inc., organização que estimula a lidernaça jovem e a boa cidadania. Em 2002, Mary Kim recebeu o prêmio Guerreiro Honorável Ira Hayes pelo trabalho com jovens indígenas americanos.

Titla está se despedindo do noticiário televisivo para se dedicar a uma revista on-line que criou para a juventude ameríndia. Ela lançou o site Native Youth Magazine.com (NYM) www.nativeyouthmagazine.com em 01 de julho de 2005.Posted by Picasa

Nenhum comentário: