abril 13, 2007

Praciano: em defesa das minorias

Deputado Federal Francisco Praciano - PT-AM

Deputado pede eslarecimento sobre falta de kits sorológicos para portador de HIV/Aids

Olha que boa Notícia! Os parlamentares se mobilizando em favor das PVHA (Pessoas Vivendo com HIV/Aids)

O deputado federal Francisco Praciano (PT) vai pedir esclarecimento, através de requerimento, do Ministério da Saúde sobre a falta de Kits sorológicos para realizar contagem da carga viral e CD4, produtos que são fundamentais para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes de HIV/AID, nos hospitais do Estado do Amazonas, desde de setembro de 2007. Os exames devem ser feitos de quatro em quatro meses. A informação da imprensa de Manaus da falta de Kits é causada pela mudança de fornecedor. Para Praciano, o Ministério da Saúde e o Governo do Amazonas não podem esperando pela boa vontade da burocracia, enquanto os pacientes ficam correndo o risco de perder a vida. O deputado disse que o Governo do Amazonas pode e deve realizar compras dos Kits em caráter de urgência.

Deputado Federal Francisco Ednaldo Praciano
Câmara dos Deputados Gabinete BSB
021 (61) 3215- 4803 / 5803 / 3803

*************

Leia a manifestação de Laurinha Brelaz, Presidente Rede de Amizade & Solidariedade às Pessoas HIV/Aids quando soube da atitude tomada pelo Dep. Federal Francisco Praciano em defesa das PVHA:

Não me causa surpresa a atitude do Praciano, desde que entrei no movimento ele já fazia parte das nossas lutas. Praciano é sócio fundador da Rede de Amizade & Solidariedade, juntamente com Vanessa Grazziotin, Adele Benzaken, Rogelio Casado, dentre outros. Isso só me enche de orgulho, a nossa luta é contra o Vírus e não contra as Pessoas. Praciano, juntamente com Francisco Gomes e outros, abraçou a nossa causa, e atendendo às nossas reivindicações, ambos defenderam um projeto de lei na Câmara Municipal para que todas as PVHA podessem ter direitos ao Passe Livre nos transportes urbanos, e toda vez que o projeto ia pra bancada dos vereadores a Rede de Amizade & Solidariedade, com seus poucos voluntários, fazia mobilização na plenária para que o Projeto fosse aprovado, e graças aos nossos parlamentares solidários o projeto foi aprovado e agora é Lei. É nosso.

Viva a Solidariedade.

Laurinha
Presidente da Rede de Amizade & Solidariedade

**************

Agora leia o apelo da Associação Chico Inácio - ong que atua no campo da defesa dos direitos civis e políticos dos portadores de transtornos mentais no estado do Amazonas:

Ô, companheiro Praciano! Aproveitando o entusiasmo amplo geral e irrestrito que tomou conta dos nossos corações com sua ida para a Câmara Federal - taí a prova da sua dedicação e compromisso com as causas das minorias - dê um empurrãozinho para o projeto da Coordenação Estadual de Saúde Mental do estado do Amazonas sobre o Censo da População Psiquiátrica, que tá emperradinho da silva no Ministério da Saúde. Explicando melhor: o projeto foi aprovado, têm portaria nomeando o responsável pela sua excecução, porém... ai porém..., desde 2005 a coisa não anda, tudo porque a verba para ele destinado 'tá contigenciadinha da silva.

Resumo da ópera: sem censo não dá para estabelecer em que lugares devem ser implantados os Centros de Atenção Psicossocial - serviço que substitui o modelo de atenção baseado em hospitais psiquiátricos, que, como se sabe, é um modelo com validade vencida.

Tua ajuda, companheiro, será bem vinda.
Os companheiros da luta antimanicomial agradecem.
A luta continua.

Aderildo Guimarães
Presidente da Associação Chico InácioPosted by Picasa

Nenhum comentário: