abril 16, 2007

Itinerários de Walter Benjamin no Brasil

Walter Benjamin - (1892-1940)

Os Departamentos de Educação e Psicologia da PUC-Rio realizarão o colóquio "Itinerários de Walter Benjamin no Brasil", nos dias 19 e 20 de abril, 5ª e 6ª feira, no auditório Padre Anchieta, térreo do Ed. Cardeal Leme, no campus da PUC-Rio.

Participarão do evento os professores Leandro Konder (Depto Educação/PUC-Rio), Katia Muricy (Depto Filosofia/PUC-Rio), Sonia Kramer (Depto Educação/PUC-Rio) e Solange Jobim e Souza (Depto Psicologia/PUC-Rio). Além disso, estarão presentes nas mesas plenárias Olgária Mattos (Depto Filosofia/USP) e Willi Bole (Depto História/USP), que recentemente traduziram a principal e inacabada obra do filósofo, o "Livro das Passagens".

O pensamento que privilegia a descontinuidade do tempo histórico em nome da redescoberta da tradição, bem como as análises sobre as "Passagens" parisienses do século XIX (as, por assim dizer, "avós" de nossos shopping centers) será debatido à luz das inúmeras e diferentes apropriações que se sucederam tanto no Brasil quanto na América Latina.

PROGRAMAÇÃO:

19/04
* 9h30 - Abertura: Itinerários de Walter Benjamin no Brasil
Solange Jobim e Souza (PUC-Rio); Sonia Kramer (PUC-Rio)

* 10h00 às 12h30 - Walter Benjamin: Passagens
Palestrantes: Willi Bolle (USP)
Coordenação: Solange Jobim e Souza

* 14h00 às 17h00 ­ Walter Benjamin: Leituras e Apropriações I. A cidade como lugar de deslocamento do corpo e da linguagem na produção de sentidos.
Palestrantes: Gamba Junior (PUC-Rio); Marcelo Santana (UFF); Maria Luiza Oswald (UERJ)
Coordenação: Luiz Antonio Baptista (UFF)

20/04

* 9h30 às 12h30 - Walter Benjamin: Leituras e Apropriações II. A infância e a história. As crianças e as histórias.
Palestrantes: Márcia Cabral (UERJ); Claudia Maria Castro (PUC-Rio); Patrícia Corsino (UFRJ); Rita Ribes Pereira (UERJ)Coordenação: Pedro Duarte de Andrade (PUC-Rio)

* 14h00 às 17h00 - Walter Benjamin: tempo e produção
Palestrantes: Kátia Muricy (PUC-Rio); Leandro Konder (PUC-Rio); Olgária Mattos (USP)
Coordenação: Sonia Kramer

*************

Aperitivo: Leia o texto da filósofa portuguesa Maria João Cantinho: Modernidade e elegoria em Walter Benjamin. Posted by Picasa

Nenhum comentário: