outubro 01, 2009

Missão cumprida. A luta continua!

RENILA
Foto: Acervo Rogelio Casado
Recife - Pernambuco - Brasil
2008

Nota do blog: Essa fotografia foi feita em Recife em 2008, durante uma reunião presencial da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial - RENILA, que junto com o Conselho Federal de Psicologia realizaram no dia de ontem - 30 de setembro - a Marcha Histórica dos Usuários de Saúde Mental por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Entre os fotografados está o companheiro Paulo Michellon (círculo colorido), que nos encheu de orgulho por recusar uma manobra divisionista (não é a primeira vez) que tinha a intenção de cooptar o querido companheiro, esvaziando o sentido da Marcha. Paulo Michellon demonstrou a mesma firmeza com que defende o ponto de vista do Fórum Gaúcho de Saúde nas reuniões da RENILA. E é ele quem está em página virtual lusitana repercutindo os objetivos da Marcha dos Usuários (conforme mensagem enviada por Fernanda Penkala, do grupo em-defesa-da-reforma-psiquiátrica). E antes que eu esqueça, querid@s companheir@s, de nada adiantou deixar o Casadinho de molho para tentar aplacar a ira dos desafetos; el@s se manifestaram (alguém achava que iriam perder a oportunidade); só que não deu em nada (tem muita gente vacinada), a não ser aumentar o mal-estar dos que ignoram histórias que lamentavelmente continuarão desconhecidas. De certo, não há inocentes nessa história. Poucos sabem a origem do mal estar; e se por questões de consciência alguns silenciam, outros distorcem, por que lhes interessa não atribuir responsabilidades, quando o assunto é movimento social e sua relação com a política nacional de saúde mental. Mas que há responsabilidades, isso há.

Brasil: Utentes dos serviços saúde mental exigem reforma dos manicómios

Brasília, 30 Set (Lusa) - Cerca de dois mil utentes dos serviços de saúde mental de todo o Brasil fizeram hoje, em Brasília, uma marcha pela reforma psiquiátrica dos manicómios.

Lusa

22:53 Quarta-feira, 30 de Set de 2009

Brasília, 30 Set (Lusa) - Cerca de dois mil utentes dos serviços de saúde mental de todo o Brasil fizeram hoje, em Brasília, uma marcha pela reforma psiquiátrica dos manicómios.

"Queremos uma reforma psiquiátrica dos manicómios de facto. Esta é a nossa palavra de ordem. Não queremos mais tratamento em manicómios, onde a nossa cidadania é retirada, onde somos amarrados, estigmatizados e nunca somos levados à sério", disse hoje, à agência Lusa, Paulo Roberto Michellon, um dos integrantes do movimento.

Michellon, 49 anos, disse já ter enfrentado muitos problemas ao ser internado em manicómios na década de 70 e defende agora os serviços substitutivos propostos pela reforma psiquiátrica, que pretende transformar o modelo assistencial de saúde mental do Brasil.

Fonte: Visão

***

Nota do blog: É de Nelma Melo, secretaria geral da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial - RENILA, que vem uma das primeiras mensagens sobre a repercussão da Marcha dos Usuários à Brasília. O texto é marcado pela emoção fresquinha de quem tem o sentimento do dever cumprido:

Esta sendo muito positivo o balanço que estamos fazendo da Marcha. Muita emoção e cidadania. A VOZ DOS USUÁRIOS FORAM OUVIDAS POR TODOS OS CANTOS DO MUNDO. E, com certeza, vai ressoar por muito tempo. Desafiamos várias ciências, quebramos os protocolos do Planalto: estavamos em vários lugares ao mesmo tempo. Fazendo nossa agenda política, cultural e artística.

Vamos compartilhando o relato das audiências da Marcha e tudo mais....

Foi algo de impacto visível estampado no rosto das autoridades. As delegações estam retornando... de alma lavada.

RESPOSTAS IMEDIATAS:

Tivemos a palavra do Presidente Lula (por telefone, estavamos em Audiência com Gilberto Carvalho quando ele ligou) que
pode articular a IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL até 2010.

Quanto as mortes nos hospitais, vai chamar, de imediato, o Ministro Temporão. Deixamos o Dossiê das Mortes.

Vamos contando o que aconteceu....

Bjs
Posted by Picasa

Nenhum comentário: