fevereiro 11, 2012

Cursos em março do Pólo de Pensamento Contemporâneo


Cursos em março 
Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299 ou pelo site
www.polodepensamento.com.br
Alturas, durações, intensidades e timbres na palavra falada e na palavra cantada. A melodia e a voz. Um mapa das relações entre palavra e música. Especificidades e singularidades da canção como poesia. A formação da canção brasileira. O samba e a bossa. Erudito e popular, vanguarda e massa. Música e literatura. A canção expandida e a questão do “fim da canção”.

* Alunos matriculados nos 3 encontros - Palavra e CançãoA poesia como língua estrangeira e Uma canção para o Parangolé Pamplona - ganham 10% de desconto.

1 encontro, quinta-feira: 20h


Clique aqui para se inscrever
Marcus Vinícius Faustini é criador do bem sucedido Agência de Redes para Juventude, projeto de capacitação e inclusão de jovens de periferia, que ganham, ao final do período, uma especialização da UFRJ e patrocínio para seus projetos culturais. Em quatro encontros, Faustini irá propor um modelo de práticas inovadoras para projetos sociais, cujas principais diretrizes incluem a articulação entre arte e vida, a ênfase no pertencimento social desses sujeitos - no seu próprio território e na cidade como um todo –, e estratégias de comunicação que reconheçam e fomentem a autonomia discursiva das comunidades beneficiadas.

4 aulas, terças-feiras: 19h30-21h30
 

Clique aqui para se inscrever
Falamos a nossa língua nativa – o português do dia a dia, por exemplo – de modo praticamente automatizado. Ora, a poesia desautomatiza o uso da língua. Para entender um poema, temos que desligar o piloto automático e experimentar a linguagem e o pensamento – que se dá através da linguagem – de modos inesperados, como se fosse pela primeira vez. Ora, desautomatizar o pensamento, de modo a poder apreender as palavras e as coisas do dia a dia como se fosse pela primeira vez, é torná-lo realmente vivo. É o que a poesia faz.

* Alunos matriculados nos 3 encontros - Palavra e CançãoA poesia como língua estrangeira e Uma canção para o Parangolé Pamplona - ganham 10% de desconto.

1 encontro, quarta-feira: 20hClique aqui para se inscrever
Nesta oficina, os alunos serão apresentados a alguns dos principais problemas enfrentados pelo tradutor de literatura, de ficção. Todos os exemplos analisados serão da tradução do inglês para o português, mas muitas das questões levantadas terão aplicação para outros pares de idiomas.

3 aulas, quintas-feiras: 19h30-21h30


Clique aqui para se inscrever
Oito grandes diretores, oito maneiras distintas de contar histórias e encantar plateias, em filmes embalados por trilhas sonoras inesquecíveis. O curso analisará a estética da obra de mestres do cinema mundial, como Stanley Kubrick, David Lynch, Alfred Hitchcock, Bernardo Bertolucci, Quentin Tarantino, Sergio Leone, Steven Spielberg e George Lucas, mostrando a importância do uso da música na construção narrativa de seus filmes.

4 aulas, terças-feiras: 19h30-21h30


Clique aqui para se inscrever
Setenta anos depois do pacto de morte com a segunda mulher que comoveu o mundo ainda não há certezas sobre os motivos que levaram o célebre escritor austríaco refugiado no Brasil a suicidar-se. A “Declaração” manuscrita disse tudo? Estava deprimido, sentia-se acabado como escritor, havia problemas conjugais, estava de luto pelo que acontecia na Europa ou magoado com as críticas ao seuBrasil, um país do futuro lançado seis meses antes? Uma autópsia existencial do escritor que continua vivo.

1 encontro, quarta-feira: 17h


Clique aqui para se inscrever
Criados ao longo da década de 1960, pelo artista plástico Hélio Oiticica, os Parangolés são capas, estandartes, bandeiras ou tendas cujos tons, cores, formas, texturas e grafismos são revelados através da associação da música e da dança, tornando o participante uma obra de arte ao vesti-lo. A ideia de criação dos Parangolés nasce para Oiticica a partir do seu envolvimento com a comunidade da Mangueira e com o samba, da identificação entre ação e ritmo. Neste encontro, Adriana Calcanhotto irá compartilhar imagens e textos que culminaram na tradução de uma experiência estética visual para o formato de canção (“Parangolé Pamplona”, lançada no disco Maritmo de 1998), e também vivenciar a experiência de criação de Parangolés Pamplonas.

* Alunos matriculados nos 3 encontros - Palavra e CançãoA poesia como língua estrangeira e Uma canção para o Parangolé Pamplona - ganham 10% de desconto.

1 encontro, quinta-feira: 20h


Clique aqui para se inscrever
No mercado das transições, é fundamental que o empresariado reinvente suas perspectivas de negócios. O empresário de mídia e entretenimento, Luiz Calainho, atua no mercado do entretenimento desde 1991. Iniciou sua carreira como diretor de marketing especial, diretor-geral de marketing e vice-presidente da Sony Music Entertainment. Aos 33 anos, criou a sua própria empresa, a L21, e está à frente de projetos pioneiros e de grande sucesso, como o Virgula.com.br, maior portal jovem de entretenimento do país e a Dial Brasil, que controla as rádios SulAmérica Paradiso e Mix Rio FM. Neste encontro com o público, Calainho falará sobre cases diferenciados das suas empresas e sobre como manter, de forma criativa, negócios associados à indústria do lazer e do entretenimento no país.

1 encontro, quarta-feira: 20h


Clique aqui para se inscrever
André Midani é um dos principais executivos e protagonistas da história da música no Brasil. Conhecer sua trajetória profissional nos permite acompanhar os bastidores do surgimento de importantes movimentos artísticos como a Bossa Nova, a Tropicália e o BRock. Empreendedor visionário, Midani esteve por trás de todos estes saltos criativos da MPB, assumindo riscos, apostando em novidades, antecipando muito do que depois se tornaria parte do cânone da música brasileira. Neste encontro, as histórias de Midani e da MPB que ele ajudou a moldar serão revisitadas e debatidas em uma conversa conduzida pelo olhar do escritor e poeta Eucanaã Ferraz.

1 encontro, quinta-feira: 20h


Clique aqui para se inscrever
Este curso tem como objetivos apresentar os diferentes campos da publicidade online e discutir os impactos das novas tecnologias de informação na criação das estratégias de comunicação online. Estudando alguns cases, iremos entender as diferentes funções dentro da publicidade online. A partir dessa compreensão e de como cada área da publicidade tradicional evoluiu para se adaptar a este novo contexto, estimularemos a reflexão sobre as práticas atuais e sobre os possíveis caminhos da comunicação no ambiente digital.

2 encontros, sexta-feira e sábado: 14h30 - 19h30


Clique aqui para se inscrever
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Nenhum comentário: