novembro 29, 2012

"Jovens protestam em 11 estados por um Projeto Popular para a Educação", por Vivian Fernandes

PICICA: "Entre as bandeiras que eles defendem estão a erradicação do analfabetismo e o investimento de 10% do PIB na educação. Essas pautas fazem parte do projeto de educação que o Levante da Juventude constrói [...]"

Jovens protestam em 11 estados por um Projeto Popular para a Educação

Entre as bandeiras que o Levante Popular da Juventude defende estão a erradicação do analfabetismo e o investimento de 10% do PIB na educação. Protestos aconteceram no RS, PR, ES, MG, BA, PE, entre outros
28/11/2012
por Vivian Fernandes
da Radioagência NP

Cerca de 600 pessoas participaram do ato no Rio Grande do Sul.
Foto: Levante da Juventude
O movimento Levante Popular da Juventude realizou uma rodada de manifestações, nesta quarta-feira (28), em onze estados do país para promover a Campanha Nacional por um Projeto Popular para a Educação. Protestos aconteceram nos estados do Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Pará, entre outros.

Em Porto Alegre, cerca de 600 jovens se reuniram para a ação, que incluiu a entrega de uma carta na prefeitura com reivindicações em torno da educação infantil. Na capital gaúcha, somente 30% da demanda é atendida pelas creches públicas, o que deixa um déficit de 16 mil vagas.

Segundo o coordenador do Levante, Lúcio Centeno, que atua no Rio Grande do Sul, o movimento também levou propostas ao governo estadual e há outras demandas de caráter nacional.
“A gente entende que historicamente a educação no Brasil nunca serviu, realmente, aos interesses do povo brasileiro. O fato mais exemplar é a existência de 14 milhões de analfabetos até hoje no Brasil. Um em cada dez brasileiros não sabe ler nem escrever.”

Entre as bandeiras que eles defendem estão a erradicação do analfabetismo e o investimento de 10% do PIB na educação. Essas pautas fazem parte do projeto de educação que o Levante da Juventude constrói, como explica Lúcio.

“Nesse sentido, nós viemos apresentando um conjunto de reivindicações imediatas, mas que não se encerram em si mesmas. O processo de construção desse Projeto Popular para a Educação é um processo contínuo, em que a gente vá desenvolver essas pautas imediatas, mas que vão acumulando na perspectiva de nós promovermos de fato uma reforma na estrutura educacional do país.”

Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário: