novembro 18, 2012

"Ódio ao Divã" (Psicotramas)

PICICA: "Com o avanço corporativo da Psiquiatria associada com o cientificismo comportamental sobre a saúde/doença mental, fenômeno mundial, é bem capaz dos psicanalistas serem processados como “curandeiros/milagreiros” e/ou acusados de exercício ilegal de profissão. E o risco da acusação de curandeirismo é real. O corporativismo médico não mede fronteiras.

[...] lembro aquela História do garotinho que desenha algo com todo afinco, linguinha de fora se movendo no ritmo do lápis de cor. A fêssora pergunta o que ele tá fazendo y o menininho responde: “Desenhando Deus”. Entonces, a tia corrige: “Ninguém viu Deus, ninguém sabe como é Deus!!” o desenhista, ainda com a linguinha de fora, revida: “Quando eu acabar de desenhar, todo mundo vai saber.”

Ódio ao Divã

 

 
Num se defende qualquer produção científica, muuuuito menos Freud, sem + nem -. Pouco interessa a pessoa de Freud ou suas patologias, senão quando elementos da sua história intervém em seus Sonhos&Intepretações; e, bem lembrado pelo psicanalista Pierre Bruno, o que vale é ver que a Terra gira em torno do Sol y não se Galileu era fetichista ou homossexual. Num interessa muito o Freud, aquele carinha do charuto, pero tuuuudo o que ele foi escrevendo ao longo dos anos, descartando daqui, aprimorando dali, com sangue, suor&genialidade. Afinal, a psicanálise, que ele criou/re-criou a partir do que descobria/re-descobria, independe dele agora porque tem uma verdade própria que poucos reconhecem.

A philosofia se escreve quase certo por linhas toooortas. Deuses, modelos, ídolos… todo mundo busca algum, já que adorar a si próprio é 1 beco sem saída.


Freud e a psicanálise ainda devem gozar de algum prestígio acadêmico/intelectual na França, pois desse lugar saem os ataques + virulentos em livros como “O Crepúsculo de um Ídolo – A Fabulação Freudiana” (Michel Onfray) y “O Livro Negro da Psicanálise” (Catherine Meyer reúne 40 artigos contra Freud). Já nos USA, os desafetos parecem nem se dar + ao trampo de chutar o que consideram cachorro morto, que talvez seja o atual status da psicanálise por aquelas bandas después duma fase (antiiiiga) de idealização&apropriação indébita em modelos nada-psicanalíticos, pero que eram tidos como tal. Desconfio muito que naquelas paragens o único freudiano de verdade seja o Woody Allen.
Com o avanço corporativo da Psiquiatria associada com o cientificismo comportamental sobre a saúde/doença mental, fenômeno mundial, é bem capaz dos psicanalistas serem processados como “curandeiros/milagreiros” e/ou acusados de exercício ilegal de profissão. E o risco da acusação de curandeirismo é real. O corporativismo médico não mede fronteiras.

Esse Onfray comporta-se como 1 adolescente provocador em sua paspalhice. Leu toda a obra de Freud, inclusive a correspondência – 2º nos relatam as reportagens – e parece num ter entendido pôrranenhuma. Num conhece a psicanálise. Só leu o que Freud escreveu y achou que tava tudo errado. Como se a psicanálise tivesse TERMINADO em Doktor Freud. Se ele entendesse alguma coisa, teria dito + ou – que: a psicanálise de Freud tá obsoleta (??), pero não errada.

A ciência tem uma qualidade: num fica parada no que disseram as “otôridadis”. Avança&refaz o que num tava suficiente-mente bom. Alguns dizem que esse avanço se chama Jacques Lacan ou Carl Jung, otros dizem que se chama Melanie Klein, otros ainda acham que o avanço se chama Heinz Kohut, y otros otros que o nome do avanço é Donald Winnicott.

Por associação, lembro aquela História do garotinho que desenha algo com todo afinco, linguinha de fora se movendo no ritmo do lápis de cor. A fêssora pergunta o que ele tá fazendo y o menininho responde: “Desenhando Deus”. Entonces, a tia corrige: “Ninguém viu Deus, ninguém sabe como é Deus!!” o desenhista, ainda com a linguinha de fora, revida: “Quando eu acabar de desenhar, todo mundo vai saber.”

Bien, pró ou contra a psicanálise… danem-se. Vamos continuar fazendo os nossos “desenhos” e quem vir, verá!

Fonte: Psicotramas

Nenhum comentário: