CAPS Castelo - Pelotas-RS
Solidariedade
ABRAÇO AO CASTELO SIMÕES LOPES
DATA: 21/03/2007, 4ª FEIRA, 15 HORAS
LOCAL: AV. BRASIL, 824, SIMÕES LOPES
- PELO RETORNO DO CAPS CASTELO AO PRÉDIO DO CASTELO
- PELO DIREITO DE MANTER A IDENTIDADE DO SERVIÇO
- POR UMA SAÚDE MENTAL MAIS DIGNA E CIDADÃ
- COM ADEQUAÇÃO DO PRÉDIO
- COM ALIMENTAÇÃO
- COM MEDICAÇÃO
- COM VALE TRANSPORTE
- COM PARTICIPAÇÃO NAS DECISÕES
*************
Historiando sobre o CAPS CASTELO
Flávio Resmini
Em 07 de Abril de 2001, Dia Mundial da Saúde, em que o tema mundial estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) era "CUIDAR SIM; EXCLUIR NÃO!", a Cidade de Pelotas recebia o Governador Olívio Dutra, no Teatro 7 de Abril (a promulgação da Lei de Reforma Brasileira fôra no dia anterior), para lançamento da Politica Gaúcha de Saúde Mental.
Durante o almoço nas dependências do Castelo Simões Lopes Neto, já que naquela época eu ocupava os cargos de Diretor de Saúde Pública e Coordenador da Politica de Saúde Mental de Pelotas, encaminhei pedido de usuários e trabalhadores do CAPS, ao então Prefeito de Pelotas Fernando Marroni, de cedência daquele prédio para a Secretaria de Saúde, com a finalidade de ser ocupado somente pelo CAPS CASTELO. O pedido foi aceito pelo Prefeito e concretizado em Decreto Lei.
O que surpreende agora são as notícias que tratam de que tal espaço terá outro fim, como, por exemplo, abrigar o Departamento de Vigilância em Saúde.
Ressalto, que a sede do CAPS Castelo, no CASTELO SIMÕES LOPES, respeita uma história de conquistas de USUÁRIOS,TRABALHADOREs E GESTORES.
O CAPS CASTELO, é um ícone da Reforma Psiquiatrica Pelotense, Gaúcha e Brasileira.
A presença do CAPS naquela estrutura arquitetônica deu vida ao espaço, evitou que virasse ruínas, assim como evitou que a vida de muitas pessoas se tornassem ruínas, através de um cuidado acolhedor, humano e de inclusão .
*************
CASTELO SIMÕES LOPES: Localizada na Av. Brasil, na entrada da cidade via Rio Grande, o "Castelo Simões Lopes" foi construído em 1922 pelo Dr. Augusto Simões Lopes, que foi intendente, prefeito municipal, deputado e vice-presidente do Senado Federal, tio do ilustre escritor.
Pelo prédio passaram dois presidentes da República, Washington Luís e Getúlio Vargas. Abrigou entidades culturais, tais como: IHGPel - Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, Academia Sul-Brasileira de Letras, Centro Literário Pelotense, 26a. Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho e Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Em 2000 passou às mãos da Secretaria da Saúde para sediar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do bairro Simões Lopes.
Em 2006 ficou entregue aos vândalos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário