março 06, 2007

Manaus terá, enfim, o seu Teatro Muncipal

Manaus-Amazonas












Enquanto não sai o Teatro Municipal de Manaus, ainda reina, soberano, o majestoso Teatro Amazonas

Sítio arquitetônico será resgatado e abrigará o Teatro Municipal de Manaus

O prefeito Serafim Corrêa já acordou com os órgãos envolvidos no entorno do porto de Manaus, IPHAM e Administração do Porto, que iniciará as obras do futuro Teatro Municipal de Manaus, onde já funcionou a administração da Manaus raillways, das linhas da Booth Line e do supermercado Casas do Óleo (além da Celetramazon e da Escola de Música da Fátima Fernandes, que encantava a pacata Manaus do final dos anos 1950 - início dos anos 1960 com suas apresentações aos domingos no programa de auditório da Rádio Difusora e nos concertos no Teatro Amazonas).

O gesto do prefeito contemplará dois grandes anseios da comunidade manauara. Mas a comunidade artística é a que mais está torcendo e festejando por essa bela iniciativa: a construção, afinal, do primeiro teatro do município de Manaus.

Desse modo, a cidade será presenteada com o conjunto arquitetônico, marco do boom do caucho na Amazônia, reconstruído com toda a pujança da época, inclusive com a restauração da praça Oswaldo Cruz para que ali funcione o Teatro Municipal de Manaus (nessa praça, também conhecido como Taboleiro da Baiana - ponto de saída dos ônibus de madeira -, no início dos anos 1960, apresentavam-se artistas populares, entre eles o extraordinário ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco).

Como se sabe, Manaus só conta com um único teatro digno desse nome: o Teatro Amazonas. Os outros, não passam de auditórios adaptados para funcionar como tal.

Com essa iniciativa, o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, entrará para a História. Quem viver, verá! Posted by Picasa

Nenhum comentário: