março 05, 2007

Apoio aos companheiros do PSF-Qualis/SP















A Associação Chico Inácio - ong que atua no campo da defesa dos direitos humanos dos portadores de transtornos mentais - apoia a luta dos companheiros do Programa Saúde da Família - Projeto Qualis - de São Paulo.

NOTÍCIAS DO FRONT DA BATALHA

A Prefeitura de São Paulo determinou a INTERRUPÇÃO IMEDIATA do acompanhamento em reabilitação de pessoas com deficiência na região de V.Prudente e Sapopemba (desligamento até 31/03).

Mais de 150.000 pessoas, incluindo aí pessoas acamadas e restritas ao lar (impossibilitadas de ter acesso ao serviços de saúde tradicionais) deixarão de contar com o Programa de Atenção à Pessoa com Deficência do Programa de Saúde da Família da Fundação Zerbini.

Ações de prevenção, detecção precoce e atendimento de pessoas com deficiências serão simplesmente interrompidas deixando pacientes e famíliares sem qualquer tipo de apoio.

Dentre outras atividades o Programa realiza o atendimento a pessoas acamadas, bebês de risco, acompanhamento de gestantes, terapias específicas em reabilitação (Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), ações de inclusão escolar, inclusão no mercado de trabalho, prescrição, confecção e adequação de equipamentos de tecnologia assistida, atendimento a crianças com distúrbios de linguagem, capacitação de profissionais das equipes de saúde e outras atividades historicamente reinvindicadas como DIREITO das pessoas com deficiência e da população em geral.

Ao invés de implantar e exigir o atendimento integral e humanizado às pessoas com deficiência em todos os serviços públicos, o Sr. Prefeito decide por extinguir o que já existe e está dando certo.

ATO PÚBLICO DE REPÚDIO...

Todos aqueles que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência juntem-se aos companheiros do PSF-Qualis/SP para um ato público de repúdio a esta decisão, hoje, 2a. feira, 05/03, às 15h em frente à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (R. General Jardim - Metrô República).

Quem não puder comparecer que faça ecoar essa indignação do meio que tiver disponível!!!

...CONTRA O DESMONTE DO PSF-QUALIS/SP

A manifestação de apoio ao PSF-Qualis/PSF é super importante, porque além da Reabilitação, estão sendo colocados em aviso prévio vários profissionais das Coordenações Regionais e de Programas, Equipe de Saúde Mental, Profissionais da Saúde Bucal, vários médicos especialistas e 70% funcionários administrativos.

A imprensa paulistana noticiou o fato como uma exigência do atual Governador do Estado de São Paulo, condiçao sine qua para o socorro financeiro à Fundação Zerbini.

Pelo modo com que foram comunicados serviços e profissionais, a Prefeitura de São Paulo (e seus atuais governantes) apoiou a absurda decisão de José Serra sem nenhuma comunicação prévia ou sequer discussão com os Conselhos Gestores das Unidades envolvidas, nem sequer uma satisfação sobre os atendimentos que serão interrompidos, nem por respeito à Constituição, posto que a Lei 8142 não está sendo cumprida.

Silenciar sobre o desmonte de serviços tão importantes e indispensáveis a qualidade e ao acesso da atenção básica de saúde da população é um pecado inominável.

EM MEMÓRIA DE DAVID CAPISTRANO FILHO

Antonio Lancetti lembra que teve a honra de coordenar o PSF-Qualis/SP, criado pelo saudoso David Capistrano Filho. Um programa que ganhou prêmios e é referência para as denominadas equipes matriciais, tão importantes na abordagem da saúde mental na atenção básica de saúde. Indignado, comunica que que no dia primeiro de fevereiro, quinta feira passada, Carmo Jatene, cordenador do PSF/Zerbini recebeu ordem do Prefeito Kasssab de demitir 400 funcionáros. Com esse ato acaba com as equipes de saúde mental, reabilitação de deficientes, com especialistas médicos e com a Casa de Parto.

Lancetti convoca todos para, logo mais, às 15 horas, para participar da concentração em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário: