março 11, 2007

O Amazonas também comemora...

Foto: Rogelio Casado - Residência Médica em Psiquiatria, Manaus/AM, 12.02.2007












...um mês de implantação da Residência Médica em Psiquiatria

Vinte anos depois da criação do primeiro CAPS do Brasil, trinta anos depois da minha formatura pela Universidade Federal do Amazonas... ufa! finalmente foi implantada a Residência Médica em Psiquiatria no estado do Amazonas, no dia 12 de fevereiro de 2007.

Na fotografia acima, feita no auditório Silvério Tundis, do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, que retomou os princípios da Reforma Psiquiátrica implantados no início de 1980 - hoje sob a ótica da desinstitucionalização do portador de transtorno mental -, um flagrante da primeira aula teórica, antes dos médicos residentes percorrerem as unidades de sáude que oferecem atenção à saúde mental, até serem encaminhados para o CAPS - local por excelência do novo processo de formação.

De pé, o professor Fernando Kladt Spolidoro, preceptor e coordenador da Residência Médica em Psiquiatra. Kladt é um jovem profissional da nova geração formada em plena vigência do novo paradigma de tratamento em saúde mental. Formado pela UFRJ, participou, por um breve período, da tentativa de desativação do Hospital Dr. Eiras, em Paracambi-RJ.

O nome dos três médicos residentes, aprovados em concurso no final do ano passado, está sendo mantido sob sigilo para evitar urucubaca, ziquizira, olho grande, mau-olhado, quebranto e suas variações. Já basta o olhar de seca-pimenteira do pessoal da contra-reforma. Vote! Posted by Picasa

Um comentário:

Eu, tu, eles... disse...

Maninho gostei da matéria. Parabéns a sua luta.

Estou fazendo uma revista sobre direitos humanos. Voce quer publicar uma materia dizendo como anda a situação manicomial no Amazonas. Meu e-mail é prodfabricionunes@yahoo.com.br
9623.8985 / 8162.6623

Beijaum Fabricio Nunes