março 10, 2007

Educação Sim! Tortura Não!

Foto publicada no sítio da Vereadora Soninha do PT/SP














NOTA: No próximo dia 15/03, estará fazendo um ano o evento "Educação - Extinção da Febem-SP e o reordenamento institucional", organizado pelo Fórum Municipal de Educação de São Paulo. Naquela ocasião, tratou-se do projeto de lei do deputado Renato Simões (PT) que propunha a extinção da Febem e a transferência das responsabilidades para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, sob a fiscalização do Condeca - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo, além do estabelelcimento do prazo de 90 dias para que fosse feito o reordenamento institucional.

Em 11/12 daquele mesmo ano, foi realizado no auditório do Instituto Sedes Sapientiae um Ato Público Contra a Tortura, pela Cidadania - "Educação Sim! Tortura, não!", que resultou no Manifesto contra a tortura na FEBEM.

Leia o convite para uma nova manifestação e os desdobramentos daquelas duas iniciativas, que assume especial importância no momento em que a dor de uma família está sendo explorada de um modo inaceitável na guerra de audiências do espaço midiático.
*************

CONVITE

Educação Sim! Tortura Não!

Convidamos você que assinou o manifesto a participar deste movimento com sua presença no dia 17/03/2007 das 9h às 13h no auditório do Instituto Sedes Sapientiae, R. Ministro Godoy, 1484,

O Ato Público Contra a Tortura, pela Cidadania – "Educação Sim! Tortura Não!", realizado em 11/12/2006 no auditório do Instituto Sedes Sapientiae, teve 3 importantes desdobramentos:

1) Aprovação do Manifesto contra a Tortura na FEBEM, que pode ser lido e assinado pelo link www.crpsp.org.br/a_servi/eventos/tortura/set_tortura.htm

2) Indicação daquele coletivo como interlocutor em São Paulo na discussão e acompanhamento do SINASE, com o compromisso público da Dra. Carmen de Oliveira de estabelecer o contato com o CONANDA;

3) Realização de novo encontro a ser realizado no dia 17/03/2007, das 9h às 13h, no auditório do Instituto Sedes Sapientiae. Este próximo encontro terá como pauta:

a) Indicação dos destinatários do Manifesto e encaminhamento do mesmo;

b) Organização do seminário Estadual de discussão do SINASE, junto ao CONANDA e à Secretaria Especial de Direitos Humanos, para o acompanhamento de sua implementação no Estado de São Paulo. Haverá uma breve apresentação do SINASE feita pelo Dr. Ariel de Castro Alves.

c) Desdobramentos e encaminhamentos

Neste momento nacional, em que mais uma vez o país se vê imerso na indignação por episódios de violência cruel – como o brutal assassinato de um menino de 6 anos no Rio de Janeiro – faz-se ainda mais imprescindível nossa participação nos rumos da discussão e das ações que os oportunismos políticos e midiáticos estão querendo imprimir à questão da violência. Se a equação violência/adolescência vem se construindo culturalmente como correlatas, é imperativo desmontar essa lógica para barrarmos o movimento discricionário que vem se intensificando em relação a adolescentes e jovens, principalmente aqueles oriundos da população de baixa renda. A efetivação da função social, ética e política de todos faz-se imprescindível nestes tempos tão sombrios.

Atenciosamente,

A Comissão Organizadora:

Carolina Signori, Daniela Patrícia Santos, Fábio Silvestre, Fabrício Toledo, Fernanda Lavarello, Luciana Roos, Marcela Moraes, Maria Angela Santa Cruz, Maria Luiza Santa Cruz, Mariana de Salles Oliveira, Mariana F. Campos, Nana Navarro, Verônica Melo. Posted by Picasa

Nenhum comentário: