março 14, 2007

Geração de luta

Foto: Rogelio Casado - 60 anos do poeta Anibal Beça, Manaus-AM, 16/set/2006













Meu caro Rogelio,

Seu BLOG novamente faz coro a muitas vozes. Seja do segmento artístico, do político, seja da sociedade como um todo.

Como sou movido pelo regime da meritocracia, é de lei que coloque em relevo alguns nomes que se exauriram, ao máximo, para que o nosso querido Guarany não viesse a ser trocado por esse monstrengo modernoso que aí está, enfeando a paisagem de Manaus.

Refiro-me aos companheiros Narciso Lobo e Selda Valle que, inclusive, por suas ações, sensibilizaram ao poeta Carlos Drummond de Andrade que dedicou belíssima crônica ao assunto no Jornal do Brasil.

Esperemos que desta vez, consigamos, todos, ganhar essa batalha. Pelo nome de nossa cidade, pelos de nossa geração. Que, aliás, o atual prefeito, nosso querido Sarafa, eleito pelas forças progressistas, faz parte.

Temos que ressaltar, hoje, a combatividade do senador Jefferson Peres, os artigos dominicais de Marcio Souza, o talento de Otoni Mesquita, não só como pintor, mas, sobretudo como professor, escritor, dedicando seus trabalhos acadêmicos (dissertação de mestrado e tese de doutorado) ao assunto.

Não poderia deixar de destacar as restaurações promovidas pelo secretário Robério Braga, também um militante da causa da preservação, ou melhor, do resgate de nossa memória patrimonial.

Nesse rol, destaca-se também, Joaquim Marinho, seja pela sua coluna diária, seja pelo rádio. Marinho não se cansa em denunciar o estado visual do nosso porto, com aqueles imensos contêineres atrapalhando a visão do nosso tão bonito rio Negro. Este mesmo rio que permeia vários poemas de minha obra com a NOSSA CIDADE DE COSTAS PARA ELE. Coisa que o poeta Aldísio Filgueiras também reclama.

Há mais gente do que se pensa envolvida e a favor dessa luta. Os professores e alunos dos cursos de arquitetura, história, artes etc.

Grande abraço. E continue divulgando as boas causas.

Anibal

NOTA: Fotografia realizada no dia do aniversário do poeta Anibal Beça. Acima: Marilene Corrêa, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e seu companheiro, professor Marcílio Freitas. Abaixo: Eugênia Turenko, psiquiatra, e seu companheiro Anibal Beça.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: