julho 20, 2008

Goiânia: Relatório de visita ao Pronto Socorro Psiquiátrico Professor Wassily Chuc

Goiânia-GO
Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia

Relatório de Visita realizada ao Pronto Socorro Psiquiátrico Professor Wassily Chuc – 17 de Junho de 2008 – 14h30

Identificação:

O Núcleo de Saúde Mental Professor Wassily Chuc (Pronto Socorro Psiquiátrico) é uma instituição pública municipal, localizado em área de aluguel (para reforma do prédio próprio), sito à Av. T3 nº600 - Setor Bueno, Goiânia/GO, fone 3524-8287.

Responsáveis pela Instituição:

Diretor Geral – Jeane Hercules – 8414-2572
Diretor clínico – Ítalo Rocha da Silva Araújo – 8111-0995
Diretor Administrativo – Dulcelina Tenório – 9923-6162

Informações Levantadas:

Encontramos a recepção vazia sem funcionário e no final do corredor uma sala com 24 pessoas aguardando atendimento, sentadas em banco de cimento, com ventilação precária e um único banheiro funcionando.

Buscamos informação com um auxiliar da manutenção que nos encaminhou para a diretoria. A comissão de visitadores foi informada que a Instituição conta com equipe de acolhimento, embora durante toda a vista não fosse encontrada a responsável pelo atendimento.

A média de atendimento diário é de 50 pessoas e 1500 ao mês, destas, cerca de 40% vem de outros municípios e 2% de outros Estados. Quanto ao motivo da urgência, 50% tem origem no abuso de álcool e outras drogas, sendo que no caso de internação por abuso de drogas somente a Casa de Eurípedes aceita.


O PSP Wassily Chuc tem 41 leitos sendo:

a) Enfermaria para intercorrências com 06 pessoas em contenção mecânica e banheiro;
b) 02 enfermarias Femininas com 07 leitos cada e banheiros com instalação antiga que estraga com freqüência.
c) 08 enfermarias masculinas com 02 leitos cada e apenas um chuveiro funcionando em toda a ala.
d) 05 leitos de moradores

O tempo de permanência na Instituição é oficialmente de 72 horas para observação e cuidados intensivos. Mas existem leitos disponíveis para moradores e a residência de psiquiatria.

Aqui os pacientes em observação são medicados e os que permanecem por longo tempo ou moram no local recebem atendimento multiprofissional, sem projeto terapêutico individualizado.

Realizado o atendimento inicial as pessoas são medicadas e dispensadas sem a agenda no ambulatório ou CAPS da região de moradia, mesmo quando são de Goiânia. Quanto ao Ambulatório, desde Abril, a SMS implantou o teleagendamento sem prever a referência. Já a indicação para os CAPS encontra barreira na comunicação e ausência de definição de rotina.

O número de pessoas encaminhadas para hospitais gerais é próximo de zero, embora sejam freqüentes os encaminhamentos para o HUGO, por urgências gerais. Já os encaminhamentos para internação em hospitais psiquiátricos mantém as clinicas (598leitos) cheias. A porta de entrada da Instituição exibe pessoas (drogaditos) como os funcionário chama, espalhadas em pedaços de colchão aguardando por uma vaga (Casa de Eurípedes é a única clinica que aceita).

Encontramos 78.488 prontuários em caixas de papelão no chão e em prateleiras em três salas diferentes. A grande maioria em péssimas condições, sujos, rasgados, com mofo e molhados. Em condições insalubres para o seu manuseio.

As roupas, utilizadas pelos pacientes e nos leitos, são lavadas na lavanderia do CAIS Novo Mundo, todos os dias e acomodadas em prateleiras, enquanto no local a lavanderia foi desativada por falta de condições.

Duas salas foram cedidas para a SESMT cuja coordenação é externa. Outras duas salas foram cedidas para o SAMU e serve para repouso de pessoal. Lembramos que o SAMU ainda não atende as demandas de pacientes com transtornos mentais. Salas fechadas com restos de construção indicam inadequações e reformas.

Percorremos longos corredores com rampas, escadas, grades, portões, mofo, poeira, falta de ventilação e limpeza precária. Estrutura antiga e cheia de labirintos de tal forma que a Instituição funciona intrincada com a Clínica Bom Jesus, que atende convênios e particulares.

O pátio sombreado por árvores grandes e piso cimentado com bancos e mesas de cimento, onde os pacientes se estiram ao sol e ocasionalmente são realizadas atividades fora do leito.

São servidas 05 refeições diárias aos pacientes internos e servidores em horário de trabalho. A dispensa encontrava-se bem abastecida e em condições de conservação aceitável. O refeitório tem duas mesas e poucos bancos em condições precárias, alem de armários amontoados sem condição de uso pela ferrugem.

A farmácia está organizada para a distribuição da dose individual diária e dispõe da medicação básica.

Metodologia

A comissão de visitadores solicita autorização de visita aos gestores sem agenda previa e percorre toda a Instituição na companhia da Diretora Administrativa, observando e questionando funcionários, gestora e usuários. Ao final se reúne com os gestores para preencher formulário específico.

Comissão de visitadores:

-Maria Dalva
-Elandias
- Deivid
- Heloiza Massanaro
- Maria do Carmo
- Jovita
Posted by Picasa

2 comentários:

eduardo disse...

ola, sou funcionario deste PSP e faco minhas as suas palavras... o descaso da secretaria de saude para com esta unidade e enorme! a distancia entre a recepcao e a enfermaria e algo que beira o inacreditavel e precisamos de visitas como esta periodicamente!!!

Iury disse...

Olha estamos no ano de 2014,e infelismente continua todo esse descaso público,uma vergonha.Ontem eu estava lá,e me surpreende a forma que as pessoas são atendidas,e a falta de estrutura que existe!!