julho 19, 2008

III Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico

Solicitação de divulgação do III Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico

Prezados Senhores,

Gostaríamos de solicitar a divulgação do III Congresso Internacional, IV Congresso Ibero-americano e II Congresso Brasileiro de Acompanhamento Terapêutico, a realizar-se entre os dias 09, 10 e 11 de outubro de 2008, em Porto Alegre, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aos que já receberam alguma solicitação e divulgaram o referido congresso, pedimos que utilizem os dados fornecidos neste e-mail em virtude de informações anteriores que estavam incorretas.

Evento: III Congresso Internacional, IV Congresso Ibero-americano e II Congresso Brasileiro de Acompanhamento Terapêutico

Local: Salão de Atos e Faculdade de Educação da UFRGS
Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama 110 – próximo ao Parque da Redenção – Bairro Bom Fim
Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil

Informações: www.psicologia.ufrgs.br/congressoat

Contato: congressoat2008@hotmail.com

APRESENTAÇÃO

O acompanhamento terapêutico (AT) é um dispositivo de tratamento que surge, nos anos sessenta, junto a comunidades terapêuticas na Argentina e no Brasil, podendo ainda ser referido às experiências de desinstitucionalização da loucura na Inglaterra, Estados Unidos e Itália. Ele ganha um novo contorno em nosso país, por força de uma política de saúde mental que pôs em obra a construção de uma rede de serviços substitutivos ao manicômio, impondo o deslocamento de seus profissionais, do âmbito fechado do hospital, para o espaço aberto e múltiplo da cidade. O AT torna-se uma função emblemática do contágio das disciplinas que englobam a saúde mental com o espaço e tempo da cidade, a qual é tomada como estratégia de sua intervenção, com o intuito de favorecer o estabelecimento de laços entre o usuário acompanhado e o território por ele habitado. Seu exercício − que se estende hoje também ao campo da assistência social, educação, sistema judiciário, entre outros − não se restringe a uma determinada profissão, mas atravessa um campo de práticas para o qual confluem múltiplos saberes, não só aqueles disciplinares, mas os que a vida possibilita. É assim que trabalhadores de diversas áreas de atuação, de diferentes níveis e formação, têm se dedicado ao acompanhamento terapêutico como uma modalidade do seu fazer profissional e como campo de investigação e produção de conhecimentos.

A maior difusão do AT, a partir dos anos oitenta, levou seus praticantes à discussão das experiências comuns, através da realização de diversos encontros, locais e nacionais. Em novembro de 2003, realizou-se o I Congresso Ibero-americano de Acompanhamento Terapêutico, em Buenos Aires, na Argentina, assinalando a presença e difusão do acompanhamento terapêutico em diversos países da América Latina. Em continuidade a esse evento, em setembro de 2006, realizou-se, em São Paulo, o II Congresso Ibero-americano e I Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico, aprofundando sua discussão numa rede de pesquisadores, profissionais e estudantes, não só da América Latina, mas também daqueles que, na Europa e nos Estados Unidos, têm práticas semelhantes, embora utilizem nomenclaturas diferentes. No ano passado, a realização do III Congresso Ibero-americano e II Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico ficou a cargo de Bahia Blanca, na Argentina. Em 2008, é a vez de Porto Alegre sediar o III Congresso Internacional, IV Congresso Ibero-americano e II Congresso Brasileiro de Acompanhamento Terapêutico.

Participam da organização deste evento as seguintes entidades e grupos: Programa de AT na Rede Pública/Ufrgs; Grupo Subjetivação de AT/POA; Espaço Atitude de AT/POA; Comunidade Terapêutica D.W. Winnicott/POA; Sindicato dos Psicólogos no Estado do Rio Grande do Sul (SIPERGS); Núcleo de Educação em Saúde/Ufrgs.

A sua realização conta com o apoio institucional de diferentes órgãos da Ufrgs (Pró-Reitoria de Extensão, Instituto de Psicologia, Clínica de Atendimento Psicológico, PPG em Psicologia Social e Institucional, além do suporte técnico do Centro de Processamento de Dados); de associações diversas no campo do AT (Asociasón Altres Camins em Salut Mental, de Barcelona; Calle III: Asociasón Española de Acompañantes Terapéuticos, com sede em Madri; Asociasón de Acompañantes Terapéuticos de la Republica Argentina, de Buenos Aires; Associação de Acompanhamento Terapêutico, de São Paulo;) de entidades profissionais como o Conselho Regional de Psicologia e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do RS e o Instituto dos Arquitetos do Brasil – depto do RGS; do PPG em Psicologia da PUC-MG; e de órgãos e instâncias governamentais como a Escola de Saúde Pública do Governo do Estado do RGS e a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Cordialmente,
Fernando Perin Lunkes
pelo coletivo de organização do congresso.

Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá
Estou de fato, interessada neste congresso em Porto Alegre.
O tema é o que venho procurado.
Mas tento entrar em contato com vocês pelo novo e-mail, e não respondem. Está inactivo?
Preciso dessas informações.
Espero retorno.

Grata

Lygia.