julho 15, 2008

PEDIDO DE AJUDA URGENTE E NOTA DE PESAR



São Paulo, 13 de julho de 2008.

PEDIDO DE AJUDA URGENTE

Amig@s,

UMA TRAGÉDIA OCORREU, no último dia 11/07, em Rondônia. Um ônibus que conduzia militantes dos Movimentos Populares e de entidades colidiu contra um caminhão de combustível, com o choque e explosão, morreram 14 pessoas, dentre elas 04 militantes do MAB, que estavam diretamente empenhados em articular e organizar a luta contra os projetos das hidrelétricas no Rio Madeira, e os demais companheiros de outros movimentos e entidades (CPT, MTD, MST...). Os sobreviventes estão hospitalizados e temos várias pessoas gravemente feridas ainda com riscos de vida.

A SITUAÇÃO É MUITO GRAVE, tanto que dos 14 mortos- carbonizados – até o momento só foi possível reconhecer um dos nossos companheiros, os demais (13) estão irreconhecíveis ainda no IML.

DOS FERIDOS, a maioria com fraturas e queimaduras graves, estão agora sendo transferidos para Hospitais Públicos, pois no início foram internados onde era possível, e a maioria foi para Hospitais Particulares na cidade de JI Paraná, gerando gastos extraordinários.

AS FAMÍLIAS, na maioria muito pobres – atingidos por barragens, sem terra, desempregados – também de forma solidária, tentam se juntar neste momento de pesar e muitos sequer têm recursos para alimentar-se ou para se deslocar para atender os feridos ou os mortos ainda não reconhecidos.

DIANTE DESTA SITUAÇÃO, extremamente entristecedora para todos nós que tivemos vários companheiros militantes mortos e feridos, estamos pedindo uma AJUDA SOLIDÁRIA, pessoal ou de entidades.

A FORMA de ajuda que visualizamos neste momento é pedir a todos que enviem para a conta do nossa companheira da Coordenação do MAB Tânia Vieira Leite, Banco do Brasil Agência 3181-x, Conta Poupança 20.045-x, qualquer contribuição financeira para que as lideranças possam se locomover e encaminhar os procedimentos necessários, bem como amparar da melhor maneira possível os familiares das vitimas(feridos e mortos).

Abraços, e esperamos contar com a ajuda de TOD@S ,

Luiz Dalla Costa, Marco Antonio Trierveiler e Leonardo Maggi.

P/ Coordenação Nacional do MAB.

Obs. Pedimos para quem fizer alguma doação que envie recado por e-mail para projetosnacional@mabnacional.org.br, contatos com Leonardo, 61-3386 1938.



***



Nota do Blog: Entre os mortos dessa tragédia encontra-se a ex-aluna do Curso de Mestrado em Direito Ambiental Bruna Gonçalves D´Almeida. Leia a nota de pesar abaixo.



Sexta, 11 de Julho de 2008, 17h21



NOTA DE PESAR

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) comunica, com profundo pesar, o falecimento de Bruna Gonçalves D´Almeida ex-aluna do Curso de Mestrado em Direito Ambiental. Nascida no Rio de Janeiro, em 28.03.83, Bruna Gonçalves D´Almeida obteve o titulo de Mestre em Direito Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental desta Universidade do Estado do Amazonas. Colaborou com projetos do Programa e, especialmente, em parceria com a UFAM, do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Foi bolsista da CAPES. Foi Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005).


A Universidade do Estado do Amazonas solidariza-se com a dor de seus familiares.



Posted by Picasa

Nenhum comentário: