julho 06, 2008

Seminário do Cebes resgata e propõe novas discussões para agenda da Reforma Sanitária

Rocinha - Rio de Janeiro
Blog do CEBES

Seminário do Cebes resgata e propõe novas discussões para agenda da Reforma Sanitária

04/07/2008

O Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) realizou nos dias 26 e 27 de junho o seminário Saúde e democracia: participação política e institucionalidade democrática, no Rio de Janeiro, para um público de pouco mais de 200 participantes, entre especialistas e profissionais da área de Saúde Pública. A programação contou com três mesas de debates, que tiveram a participação de renomados sanitaristas brasileiros e dois convidados latino-americanos.

A participação e o controle social estão entre as maiores inovações do projeto da Reforma Sanitária. O setor da Saúde apresenta hoje a estrutura de participação e controle social mais sólida entre todas as áreas de política social no Brasil, tendo sido modelo para diversas dessas áreas. A democratização da saúde, a participação Cebes nas diretrizes e princípios organizacionais da Reforma Sanitária brasileira e a importância da saúde no cenário político da América Latina foram os temas que nortearam a mesa de abertura, sobre o tema “Radicalização da democracia e transformação social”.

No entanto, as dificuldades e possíveis estratégias de aprofundamento e expansão da participação social em saúde representam um tema urgente e real para a sociedade brasileira na atualidade. A cidadania democrática é uma das principais questões diretamente relacionada aos avanços da reforma sanitária em nosso país, assim como a participação social na gestão do SUS. Para debater esses temas, o Seminário teve na programação as mesas de debate sobre “Novas cidadanias – poder político e institucionalidade”, na tarde do primeiro dia, e sobre “Reforma Sanitária: inovação, limites de desafios da participação social na saúde”, no dia 27/06.

Leia o texto na íntegra no Blog do CEBES
Posted by Picasa

Nenhum comentário: