julho 15, 2008

O caso Dantas, o golpe supremo e a petição

Oleo do Diabo

As cartas estão na mesa

14 Jul 2008

O caso Dantas elevou a temperatura política e intensificou o debate. Para a blogosfera, tem sido um prato cheio. Talvez estejamos, inclusive, num ponto de virada. Até o momento, a blogosfera tem ficado a reboque da mídia corporativa. Influencia, mas não determina. Sugere, denuncia, mas quem dá a palavra final ainda são editoriais de Folha, Estadão e Globo. As coisas podem ser diferentes agora. A velocidade com que surgiram abaixo-assinados, paginas no Orkut e agendas de protesto pode converter o caso Dantas no primeiro importante momento político do país em que a sociedade mobiliza-se, em grande escala, a partir exclusivamente de opiniões trocadas na web.

Irônico notar que o próprio lacerdismo midiático, tão cultuado nos últimos anos, fugiu ao controle de seus criadores. A principal crítica às operações da Polícia Federal concentram-se numa suposta agressão à "imagem" dos acusados. Desde quando nossos valorosos editorialistas preocupam-se com isso? Os milhões de leitores e espectadores, acostumados ao clima de exposição circense e pré-julgamentos, voltam-se com a mesma gana para os "banqueiros" ladrões, contra os quais há muito mais provas do que em outros casos.

O grave, no entanto, é ver jornais como a Folha de São Paulo iniciando um verdadeiro ataque às instituições, à Polícia Federal e à Justiça. No domingo, a Folha procura desmoralizar o relatório do delegado responsável por conta de insignificantes erros de grafia. É vergonhoso. Hoje a Folha volta com outras estratégias torpes, como editorializar a seção de Cartas, dando destaque as que aplaudem o criminoso golpe dado por Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, que atropelou instâncias inferiores e deu hábeas corpus a um empresário que, está provado, tentou subornar um policial federal com 1 milhão de dólares. Outra estratégia é confundir a opinião pública com entrevistas direcionadas e matérias tendenciosas. A discussão em torno do uso de algemas é lateral. Não pode ser usada para desmoralizar o trabalho de policiais e juízes.

A mídia eleva artificialmente o clamor contra o uso de grampos, por exemplo. Querem garrotear a principal ferramenta da polícia para coibir os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro? Os grampos são autorizados pela Justiça e, se estão dando resultados, porque criticá-los? Se há excessos, não é da PF, e sim de empresários e políticos que agem descaradamente para beneficiar a si mesmos em detrimento do país.

*

Se você quiser participar, assine petição abaixo, pedindo a saída de Gilmar Mendes do STF:
http://www.petitiononline.com/w267x65/

*

O Idelber continua fazendo uma excelente cobertura do caso Dantas.

*Em São Paulo, prepara-se grande manifestação contra Gilmar Mendes:
http://edu.guim.blog.uol.com.br/

Fonte: Óleo do Diabo Acesse
Posted by Picasa

Nenhum comentário: