janeiro 07, 2009

Festa Beneficente Latino-Americana

Festa Beneficente Latino-Americana

Dia 18 de janeiro, será realizada a II Festa Latino-americana, em Osasco, evento solidário para ajudar 7 estudantes de Carapicuíba e Osasco, que cursam Medicina em Cuba*: Amanda, Rafael, Amanda Oratório, Girlane, Everton, Álvaro e Isac.

Passaram três furacões em Cuba e a faculdade Tupac Amaru, que ficava na Ilha da Juventude, onde estavam alojados os brasileiros, desabou. Felizmente não houve vítimas. Eles perderam os pertences e as famílias não têm condições financeiras.

A II Festa Latino-Americana ocorrerá:
Dia 18 de janeiro (domingo)
Das 14h às 22h, com atividades infantis até às 19h.
Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no Km 18 – Osasco


Convites 10,00 - VENDAS ANTECIPADAS

Os músicos vão tocar voluntariamente.
São várias atrações musicais, atividades infantis, curtas cubanos, oficinas de dança, artesanatos, comidas e bebidas típica, grafite ao vivo e muito mais.

Vai rolar som com:
Fabrício Rosil
Samuel Batista e Mak Farbanks (Duo Certos Prazeres)
Camila Mehanna
trecho musical e poético do espetáculo 68 + 40, sobre a greve na Cobrasma (Boca de Pano)
grupo Arte na Lata
Orquestra de Violeiros de Osasco
Kuartetrio Pika Paw (que tocou na I Festa Latino-americana)
participação de integrantes do Teatro Mágico
Zazarte
Os Impossíveis: com Bilo Mariano, Gandai, Vagué, CArlinhos, Mestre Tiê e Reinaldo Luz.
E muito mais....

Das 14h às 19h, haverá do lado externo atividades de xadrez, capoeira, jogos cooperativos, oficinas culturais, teatro de bonecos e muito mais para as crianças.

É um programa solidário, cultural e social para ir com a família e levar muitos amigos.

Adquira seu convite e convide seus amigos.

Informações
9366 4907 / 3681 1343 / 9178 9545

"Não te deixes desiludir pelo mundo que te cerca. Saiba que és chamado a transformá-lo". Frei Betto

* Além do caráter solidário, o evento tem como objetivo pensar algumas questões:

1 - Por que nossos amigos pobres não podem cursar medicina no Brasil? Por que precisam ir para Cuba, onde todo o ensino é gratuito e a medicina uma das melhores? Basta confrontar dados: é o país com menor mortalidade infantil e maior expectativa de vida.

2 - Recentemente, a mãe do Rafael e da Amanda, Maria Lúcia, faleceu vítima de câncer. Muitos casos dessa doença poderiam ser curados se identificados com antecedência. Os estudantes brasileiros podem fazer um grande diferencial no que tange a Medicina Preventiva.

3 - Desde que foi criada a ELAM - Escola Latino-Americana de Medicina, em 1999, Cuba recebeu cerca de mil brasileiros. Deste total, já temos cerca de 100 médicos que estão de volta ao Brasil. Há um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional para a validação do Diploma cubano. Precisamos acompanhar essa discussão de perto, pois anualmente voltam estudantes formados que não conseguem atuar na área. Esta luta é de todos nós.

4 - Em Cuba, médico não tem cliente e sim paciente. Um dos compromissos assumidos pelos estudantes que vão estudar gratuitamente em Cuba é retornarem ao país de origem e trabalharem em regiões pobres e em hospitais públicos.

5 - Quem quiser entender a diferença do sistema de saúde cubano e do sistema estadunidense poderá assistir ao filme Silcko, do americano Michael Moore...

Nenhum comentário: