janeiro 23, 2009

Confira a programa da cinema do Fórum Mundial Social

Belém-Pará
PROGRAMAÇÃO DE CINEMA –
CINEMA DA UFRA – CASA PAN AMAZÔNICA


Leia aqui os horários, os filmes, os responsáveis e a sinopse da mostra de cinema que vai rolar no Fórum Social Mundial em Belém-PA


DIA 28 DE JANEIRO

DIA 28
15H
Eles Mataram Irmã Dorothy
CNBB, Comitê Irmã Dorothy e Comitê Panamericano
Documentário longa metragem que denuncia a impunidade na Amazônia e analisa o julgamento dos assassinos de Irmã Dorothy.

DIA 28
18h30
“Frente de Trabalho”
23’
Após exibição, haverá debate com os Auditores Fiscais do Trabalho: Jacqueline Carrijo e Francisco Luis Lima.
SINAIT e "Frente Nacional contra o Trabalho Escravo e pela Aprovação da PEC 438/2001"
O vídeo FRENTE DE TRABALHO dá a dimensão da amplitude e profundidade do trabalho dos Auditores Fiscais do Trabalho com o registro de ações de fiscalização de combate ao trabalho escravo pelas equipes do Grupo Móvel documentando a dificuldade de acesso, a abordagem dos trabalhadores, a verificação fisíca, a documentação, a autuação dos empregadores e o pagamento dos direitos devidos.

DIA 28
19h30
Salvaterra-Terra de Negro
50 min.
Priscila Brasil
Belém-Pa
A condição dos remanescentes de quilombos da Amazônia é apresentada em Salvaterra (ilha do Marajó – PA). O dia-dia das comunidades, os conflitos de terra, a expectativada demarcação, as ameaças dos fazendeiros e a luta para manter a cultura viva estão representados de uma forma poética neste documentário..

DIA 28
20h30
Mostra de Curtas – 1 Região Norte
ABDeC-PA

- Jovens
, Tefé Am, de Fernando Segtowick
Documentario - 17min. – Pará – ano 2008

- Chama Verequete, de Luis Arnaldo Campos e Rogério Pariera - Doc/Fic – 15 min. – Pará – 1998
- Fluxos, de Fernanda Bizarria,
Documentário - 25 min. - Brasil/AM 2007

DIA 29 DE JANEIRO
DIA 29
10h
Anheteguá (liberdade), Alca não
Doc. 20 min.
bate papo após exibição
Dir. Carlos Pronzato
SEMAPI
(RS)
A ALCA, proposta de acordo comercial apresentada pelo governo norte-americano em 1994, na 1° Cúpula das Américas, realizada nos EUA e retomada em 1998, tem a intenção de reunir em um mesmo bloco comercial a maior potencia militar e econômica do planeta, os EUA, com 33 outros países das Américas, excluindo-se Cuba. Este vídeo, realizado numa aldeia guarani no Município de Porto Alegre em 2002, se contrapõe a este projeto de re-colonização norte-americano.

DIA 29
11h
Mostra de Curtas Região Norte -2
1h10min.
ABDeC

Marabaixo, ciclo de amor, fé e esperança de Thomé Azevedo – (Doc. 20’ Amapá- AM) - Video conta da festa do Marabaixo, no Amapá, através dos depoimentos de descendentes dos precursores do marabaixo como Dona Biló, Mestre Pavão e Dica Costa que há mais de 60 anos organizam os festejos, fazem as caixas (tambores), preparam a gengibirra e o caldo e abrem as portas de suas casas para receberem os convidados para dançar o marabaixo, rezar as ladainhas e participar dos bailes em homenagem aos santos.

Verde Terra Prometida
(Claudia Kahwage – PA - 32’) - O filme conta a história da migração e do estabelecimento de grupos de nordestinos na região da Rodovia Transamazônica, que é rica em floresta e hoje vem sendo ameaçada pelo desmatamento e implantação da pecuária.
Na Beira do Rio Madeira (17’ – Jurandir Costa – RO)

DIA 29
13h030
Nas Terras do Bem Virá
110 minutos
DocumentárioDir.: Alexandre Rampazzo.
SP/Brasil
O percurso histórico de um modelo de desenvolvimento criado nos anos 70, no auge da ditadura militar. A partir da ênfase em grandes projetos e estradas atravessando a Amazônia, ocorre uma aceleração do processo de migração. Como consequência surgem conflitos armados, devastação da floresta, casos de trabalho escravo, luta pela terra e assassinatos, como o dos sem-terra de Eldorado dos Carajás e da missionária americana Dorothy Stang.

DIA 29
15h
Eles Mataram Irmã Dorothy
CNBB, Comitê Irmã Dorothy e Comitê Panamericano
Documentário longa metragem que denuncia a impunidade na Amazônia e analisa o julgamento dos assassinos de Irmã Dorothy.

DIA 29
18h30
Seu Didico: Paraense Velho Macho!
65 min.
Chico Carneiro
Moçambique/Pará).
Documenta a saga de um herói brasileiro. Vivente dos rios da Amazônia paraense, seu Didico, aos 74 anos de idade, casado, 9 filhos (“todos vivos, graças a Deus”) esbanja jovialidade, alegria, picardia e robustez, enquanto transporta no seu velho barco “Samara” a madeira com que – honestamente – ganha sua vida.

DIA 29
19h45
O Resgate da política.
Doc. 25min.
+ bate papo após a sessão
Fabio Pereira
Documentário
2008 – Rio de Janeiro - RJ
O filme questionará a política como algo fechado meramente a um plano institucional, vai apresentar como movimentos sociais, artistas, jovens se mobilizam e entendem o seu fazer como um ato político.

DIA 30 DE JANEIRO
DIA 30
10h
Tanques cheios, pratos vazios
Doc. – 57min.
Monique Munting
Bélgica
Para luchar contra el recalentamiento climático, la Unión Europea quiere imponer el uso de combustibles producidos por la agricultura. Habla de "bio"combustibles. "Bio" quiere decir "vida". ¿Son estos combustibles realmente amigables con la vida? Una película que cuestiona un modelo de agricultura, de desarrollo y de relaciones Norte-Sur. Una película en la que se escuchan voces del Norte y del Sur. Una película entre política y meditación, cifras y música, testimonios y cantos.

DIA 30
11h
Filme: Oxalá
Doc. 40 min.
Lamestiza Audiovisual - Coletivo de Entidades Negras – CEN / Itália Amica
Salvador-Bahia
As ações violentas executadas pela Prefeitura de Salvador através da demolição do Terreiro Oyá Onipo Neto conduzido por Mãe Rosa da Avenida Jorge Amado, surpreenderam negativamente por configurar um ato de intolerância Religiosa. Dir. Marcos Rezende e Carlos Pronzato.

DIA 30
13h30
Pedalando, Levando Sonhos em ondas encantadas entre mar e chapadas.
Doc. em fotografias15 min.
EDSONHUMUS
Brasil -Bahia - Goiás – Chile.
São 15 minutos atraves de fotografias . O filme mostra as vivencias de dois amigos andando de bicicleta entre Bahia e Goias – Brasil, registrando os Seres e seus Interiores. Direção e autor: Edson Perdiguero Lara. Montagem Filme: Miguel Soto Quiñones.

DIA 30
15h
Eles Mataram Irmã Dorothy
CNBB, Com.Irmã Dorothy e Comitê Panamericano
Documentário longa metragem que denuncia a impunidade na Amazônia e analisa o julgamento dos assassinos de Irmã Dorothy.

DIA 30
18h30
Viagem à Venezuela
120min.
Danilo Spinola
Caruso
Brasil/Venezuela
Dois professores de História do Rio de Janeiro vão à Venezuela para conhecer de perto o processo da Revolução Bolivariana. Sem roteiro prévio – no estilo “cinema verdade” – e equipados com uma câmera emprestada, um microfone e uma revista Veja, eles visitam ruas, favelas, universidades, escolas e hospitais de Caracas, colhendo depoimentos de trabalhadores, professores, ativistas, jornalistas e militares. O resultado é um contundente retrato da história recente do país, que surpreenderá a todos que só conhecem a Revolução Bolivariana através dos mass media.

DIA 30
20h30
O Barco do Mestre
30’
Gavin Andrews
Entre os meses de julho e setembro de 2008, o documentarista e seu equipe percorreu a foz do rio Amazonas entre Pará e Amapá registrando uma das profissões mais antigas e também das mais importantes na Amazônia: a carpintaria naval. O Barco do Mestre é um retrato do ofício de homens simples e trabalhadores, encontrados em Breves, Vigia e Abaetetuba, no Pará – os pólos principais da produção desse tipo de embarcações da região. No lado do Amapá, o filme nos leva ao Elesbão, comunidade estruturada sobre palafitas construídas na margem do rio Amazonas

DIA 30
21h
Alô Alô Amazônia
52’
Gavin Andrews
Documentário aborda o programa Alô, Alô Amazônia, levado ao ar diariamente pela Rádio Difusora de Macapá, funciona como um elo entre os moradores das regiões ribeirinhas — onde o rádio é o principal meio de comunicação — e quem mora em Macapá, a capital do Amapá.

DIA 31 DE JANEIRO
DIA 31
8h30 às 15h
Convergencias panamazonicas e articulações da dinâmica pós-FSM
Comitê Panamazonico
Preparação para a constituição do Conselho Panamazônico; preparação da assembléia Panamazônica e articulação pós FSM.

DIA 31
15h30
De Passagem
Documentário
28min.
Alberto Azevedo
São Paulo-SP
O filme retrata o espírito e a filosofia do CouchSurfing, site que consiste numa rede internacional de pessoas e lugares, uma ferramenta que proporciona o intercâmbio cultural e a integração entre os povos de forma ampla, estimulando a consciência coletiva, a tolerância, facilitando a troca de informação, o contato pessoal e a compreensão dos mais variados estilos de vida em diversos países.

DIA 31
16h
O Negro no Pará 5 décadas depois.
Afonso Gallindo
Documentário – 38 minutos – Pará - 2006/2007

DIA 31
16h30
Beyond Elections: Redefining Democracy in the Americas
1h44min.
Michael Fox //Ernesto Morales Morales, Julia Oroval Ferrando
Brasil, Venezuela, United States (EUA/EEUU) & Uruguay
From Venezuela's communal councils, to Brazil's participatory budgeting, from constitutional assemblies to grassroots movements, recuperated factories to cooperatives across the hemisphere. This documentary is a journey, which takes us across the Americas, to attempt to answer one of the most important questions of our time: What is Democracy?

DIA 31
16h40
Mostra de Curtas

1h15min.
Vários
- Enquanto isso a febre continua (Brasil - Manaus –AM - Eduardo Rizzo Guimarães) - 10min
- Fetiches e fetichismos - (Doc. – Brasil – Manaus –AM) – Dir. Sandra Helena Alves de Freitas – Grupo Crítica Radical - 20min.
- Bom Manejo de Fogo – Prevenção de Queimadas - Instit.de Pesquisa Ambiental da Amazônia – Doc. 2001 – Brasil-PA – 20min.
- A Imutabilidade do Gesto - Ficção (Brasil – RJ - 2008) – Dir. Gisela Rodriguez – 22min.

DIA 31
18h
Mostra de CLIPS
Ana María Muñoz Guzmán
25 min.
Corporación Artística Popular Cultura Libre
Colombia

- Médelin – 5 min
- Mayo Documental – 5 min.
- Juan Pepito – 5 min.
- Estados – 5 min.
- Hip hop revolución - 5 min.

DIA 31
18h30
A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados
52 min.
Luiz Arnaldo Campos –
Pará
Documentário que registra / recria realidades materiais e imateriais que compõem o universo místico do Tambor de Mina, a mais poderosa religião afro-indígena da Amazônia.

DIA 01 DE FEVEREIRO
DIA 01
10h
Casa das pombas
Documentário
25 min.
Dir. Edson Perdiguero Lara
Brasília-DF
Um retrato da especulação imobiliária e criminalização dos movimentos sociais na capital do país. Retrata a criminalização dos movimentos envolvidos na construção do Centro Cultural Casa das Pombas.O Centro Cultural, que funcionava como espaço comunitário de convivência entre indivíduos e grupos autônomos de Brasília, durava um mês, mas duas batidas policiais no local deteram mais de 15 ativistas, havendo várias violações dos direitos de defesa das/os mesmas/s.

DIA 01
10h30
- A Sociedade do espetáculo (The society of spectacle)
1h20min,
Grupo Crítica Radical
Fortaleza-CE
Crítica da sociedade de mercadoria onde reina a passividade. França – 1973
Dir. Guy Ennest Debord

DIA 01
13h30
Quilombo – Terra de preto
Documentário
50 Mim.
Luziane Rodrigues Martins
São Luís-MA
O doc. mostra o processo de desapropriação das terras quilombolas na cidade de Alcântara (MA), enfatizando mudanças ocorridas na vida e na cultura do povo remanscente de quilombolas, deslocados de suas terras para a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara. Mostra-se como as comunidades se adaptaram subsistência em solidariedade, em meio à escassez de recursos naturais das novas áreas habitadas.

DIA 01
14h30
Bari Iñantubay Aitaa “la tierra que pisamos es de todos”
Documentário
40min.
Bari Iñantubay Aitaa
Rep.Bolivariana e Venezuela
A implantación de un Nuevo orden mundial a partir de la llegada del hombre blanco a território de gente Ancestral, desde la colonia hasta nuestros días contempóraneos, ha levantado el espiritu guerrero de motilon bravo, calificados así por los investigadores occidentales al encontrar un pueblo en resistencia cultural y social.

DIA 01
15h30
Um dia na Babilônia
Experimental
11min.
Laura Castilho
Brasil – RJ
A câmera age como um “voyer”, registrando as impressões que um dia apenas pode traduzir. Toda a banalidade e solidão que deparamos com a urbanidade caótica da cidade maravilhosa, transformada em um paraíso perdido em cartões postais.

DIA 01
16h
Revoluções e revolucionários II - 60min.
Documentário
2008 – Brasília - DF
Coletânea de doze clips tranformados em documentário que trata especialmente da luta em defesa dos Direitos Humanos, da Paz Mundial, do meio ambiente, das liberdades democráticas. Denuncia o perigo das guerras e das ditaduras, especialmente a guerra nuclear e o que foram os regimes militares na américa latina.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: