janeiro 17, 2009

Música na posse de Barack Hussein Obama

Casa Branca - Whashington - EUA
Música na posse de Barack Hussein Obama

O fabuloso violinista e maestro Itzhac Perlman e cellista francês de origem chinesa Yo Yo Ma foram dois dos quatro artistas selecionados para participar da execução da música que foi especialmente composta por John Williams para a posse de Obama, que será apresentada na Casa Branca durante o baile da gala.

Perlman nasceu em Tel Aviv, British Mandate of Palestine, agora Israel, onde desenvolveu o seu interesse pelo violino ouvindo músicas clássicas pelo rádio. Estudou na Academy of Music em Tel Aviv antes de se tranferir para os Estado Unidos para estudar na Juilliard School com Ivan Galamian e Dorothy DeLay. Sua primeira apresentação foi no Carnegie Hall em 1963, ganhando na ocasião o primeiro lugar na prestigiosa Competição Musical Leventritt . Além das suas famosoas gravações e aparições ocasionais na televisão americana no The Tonight Show de Johnny Carson e Sesame Street, já tocou várias vezes na Casa Branca.

Perlman contraiu poliomielite quando tinha 04 anos. Se recuperou razoavelmente e acabou aprendendo a caminhar com auxílio de muletas. Toca o violino sempre sentado.

Em 1987, integrou-se a Israel Philharmonic Orchestra para concertos em Warsaw e Budapest, e alguns outros países do bloco soviético. Na primavera de 1990 estava com a IPO quando ela tocou pela primeira vez em Moscow e Leningrad, e novamente em 1994 na China e India.

Gravou músicas clássicas, pelas quais é conhecido, e também de JAZZ com o pianista Oscar Peterson (este disco será destacado no programa Momentos de Jazz deste domingo). Fez gravações solo em várias trilhas musicais de filmes entre os quais a Lista de Schindler de John Williams em 1993, que acabou recebendo o Oscar pelo best score. Recentemente foi o solista do filme Memoirs of a Geisha, de 2005 com o cellista Yo-Yo Ma.

Perlman toca um antigo violino Soil Stradivarius de 1714, considerado um dos melhores violinos do periodo dourado dos Stradivarius e um outro do Sauret Guarneri del Gesu de 1743.

Perlman tocou durante a recepção e jantar para Rainha Elizabeth II em Maio de 2007, na Casa Branca.

Itzhak Perlman mora em New York City com sua esposa, Toby, que também é violinista. Tem cinco filhos.

Nota do blog: Informações enviadas pelo jazzista Humberto Amorim.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: