janeiro 25, 2009

Filme "O Resgate da Política", com Chico Diaz, será lançado na quinta, dia 29, na UFRA

Chico Alencar, Nivaldo de Lima e Ivan Valente (acervo de Nivaldo Lima)
Nota do blog: O pernambucano Nivaldo de Lima (fotografia feita na Conferência Nacional de Direitos Humanos, realizada em dezembro de 2008, em Brasília), depois de comer o pão que o diabo amassou nos hospitais psiquiátricos de Recife (onde foi líder comunitário), reside em Manaus há mais de 15 anos. Aqui tornou-se presidente da Associação Chico Inácio - filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (link - Blog da RENILA - na barra lateral) - única entidade que deu sustentação, no mar da omissão dos reformistas de araque amazonenses, à luta pela Lei de Saúde Mental do Estado do Amazonas, sancionada no dia 10 de outubro de 2008 pelo governador Eduardo Braga. Figura popular na cidade, certa vez perguntado por um jornalista se havia políticos que agiam como palhaços em Brasília e em Manaus, respondeu: "Certamente têm políticos em Manaus e em Brasília que agem como se fossem palhaços, mas eu não poderei nomeá-los sob pena de conseqüências (perdoe-me quem aderiu à nova ortografia, mas trema é fundamental) físicas e processuais". Em certas circunstâncias, o sábio Nivaldo age como aquele macaco que não mete a mão em cumbuca. Diz ele que gato escaldado tem medo de zinco quente, e que só gosta de abrir o verbo se tiver respaldo institucional. Bem que os companheiros do PSOL, que aparecem na fotografia ao lado de Nivaldo de Lima, poderiam chamá-lo no próximo filme sobre política, para tê-lo como protagonista. Experiência ele tem. Já trabalhou fazendo extra no seriado Amazônia, da Glória Perez: ele é um dos milhares de soldadinhos que morre numa batalha, e também um dos migrantes que caminham por uma praça. Se bobear ele é capaz de reescrever o roteiro.

Notem que os divulgadores do filme abaixo não revelam o lugar onde ele será lançado. Por associação de alguns nomes familiares à população amazônica, e considerando que estamos em tempo de Fórum Social Mundial, deduzimos que a cidade é Belém, no Pará. Confiram o endereço.


***

Filme "O Resgate da Política", com Chico Diaz, será lançado na quinta, dia 29, na UFRA

Nesta quinta, 29/01, às 19h45min, no cinema da UFRA, será lançado o projeto piloto do filme "O Resgate da Política", com a participação especial do ator Chico Diaz. O filme pretende desconstruir a idéia de que todo político é igual e de que política só se faz em época de eleições. O objetivo é provocar um debate sobre a política institucional, a necessidade de reformas e mostrar como educadores, artistas, religiosos, jovens e intelectuais se mobilizam e entendem o seu fazer como um ato político.

Uma mesa formada pelos deputados Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Marcelo Freixo (RJ), e pelo diretor do jornal Correio da Cidadania, Plínio de Arruda Sampaio, debaterá a obra junto com os participantes, cuja duração é de 30 minutos e tem caráter inovador, pois não está pronta: "A Idéia é exibir o filme, logo em seguida recolher as críticas e sugestões do público, para, então, produzirmos a fase final. Nosso projeto prevê a construção participativa do filme", destaca Fabio Pereira, um dos idealizadores e diretor do filme.

Outro propósito de "O Resgate da Política" é de ser uma ferramenta para grupos de educação popular, sindicatos, movimentos sociais e igrejas debaterem sobre a política, seus caminhos e descaminhos.

O filme é uma produção conjunta dos mandatos dos deputados Chico Alencar, Ivan Valente e Marcelo Freixo. "O Resgate da Política" – de Fabio Pereira e Nilton Queiroz (Rio de Janeiro/São Paulo, 2009), com Chico Diaz. Duração: 30 minutos.
Quinta, 29/01, às 19h45min, no cinema da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 - Bairro: Terra Firme.

Nenhum comentário: