janeiro 12, 2009

O que ocorre em Gaza é genocídio?

Palestina
[Amalgama]

O que ocorre em Gaza é genocídio?

Posted: 11 Jan 2009 09:10 PM CST

Victor Barone, no Escrevinhamentos / 8 de janeiro

No artigo “Para Azevedo, palestino bom é palestino morto”, publicado aqui no dia 5, me referi ao ataque israelense sobre a Faixa de Gaza como parte de um processo de genocídio implementado por Israel sobre o povo palestino. O blogueiro Rodrigo discordou do termo e em comentário feito sobre o artigo disse que “uma invasão pode ser sangrenta e condenável sem ser, necessariamente, genocida“, e que ao usar o termo me referindo a questão de Gaza cometo “uma impropriedade que pode vir a ser capitalizada”.

Concordo com a primeira afirmação, mas não temo a segunda. Ocorre que, em minha opinião, o termo genocídio se aplica muito bem ao que ocorre neste momento lá naquela estreita faixa desértica do Oriente Médio.

Para começar, o que é genocídio? O termo foi criado por Raphael Lemkin, um judeu de origem polonesa, em 1944, a partir da junção da raiz grega génos (família, tribo ou raça) e -caedere (Latim - matar). Após o assassinato em massa de judeus, ciganos, testemunhas de jeová, comunistas, homossexuais e prisioneiros de guerra eslavos pelos nazistas, Lemkin iniciou uma campanha pela criação de leis internacionais que definissem e punissem o genocídio. Esta pretensão tornou-se realidade em 1951, com a Convenção Para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, da qual o Brasil é signatário.

A Convenção define por genocídio os seguintes atos, cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso:

a) Assassinato de membros do grupo;

b) Atentado grave à integridade física e mental de membros do grupo;

c) Submissão deliberada do grupo a condições de existência que acarretarão a sua destruição física, total ou parcial;

d) Medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo;

e) Transferência forçada das crianças do grupo para outro grupo.

No meu entender, a política de bombardeio contínuo dos centros urbanos palestinos e de isolamento desta população em guetos é um “atentado grave à integridade física e mental” dos seus habitantes, portanto, deve ser classificado como genocídio.

para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Compartilhe!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: