janeiro 30, 2009

I Levantamento Nacional sogre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 capitais brasileiras

Prezados(as) Pesquisasores(as),

Informamos que o prazo para inscrição para concorrer às bolsas de mestrado e doutorado para atividades de pesquisa no Projeto: “I Levantamento Nacional sobre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 capitais brasileiras”, sob coordenação geral do Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade, foi prorrogado até 21/02/20009.

Atenciosamente,

Secretaria Auxiliar
Rede de Pesquisa sobre Drogas

*****

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, em seu projeto Rede de Pesquisa sobre Drogas oferece Bolsas-Auxílio com objetivo de desenvolver atividades de pesquisa no Projeto: “I Levantamento Nacional sobre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 capitais brasileiras”, sob coordenação geral do Prof. Dr.Arthur Guerra de Andrade, da Faculdade de Medicina da USP – FMUSP, São Paulo.

Esse Projeto, com início no 1° semestre de 2009, é um estudo epidemiológico transversal que recrutará uma amostra representativa de universitários brasileiros para a compreensão do uso de drogas e de suas conseqüências.

Serão oferecidas bolsas-auxílio para alunos de mestrado e doutorado (mestrado: R$ 940,00; doutorado: R$ 1.394,00), durante o período de doze meses, sendo que as despesas de moradia, alimentação e transporte serão de custeio dos próprios alunos selecionados. Os bolsistas receberão, também, passagens aéreas ida/volta de São Paulo à sua cidade de origem. Os selecionados poderão ainda, se matricular na Faculdade de Medicina - FMUSP como alunos especiais para a realização de créditos.

Os projetos aos quais os alunos selecionados estarão diretamente vinculados e seus orientadores diretos serão:

(a) Prevalência e padrão de consumo de álcool e problemas relacionados ao Beber Pesado Episódico (BPE) entre estudantes universitários brasileiros: Profa. Dra. Laura Helena S. G. de Andrade;
(b) Comportamentos de risco entre universitários: Prof. Dr. André Malbergier e Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade
Para o preenchimento da vaga de Mestrado será selecionado um aluno graduado em cursos da área da saúde e com interesse em saúde pública. Para a vaga de Doutorado prioriza-se a seleção de um epidemiologista ou estatístico. É fundamental que os candidatos estejam desenvolvendo, na instituição de origem, dissertação ou tese em assuntos correlatos aos dos projetos anteriormente mencionados.

Para concorrer os interessados deverão:

-Possuir cadastro na Rede de Pesquisa sobre Drogas (clique aqui para se cadastrar);
- Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
- Estar regularmente matriculado em cursos de Mestrado/Doutorado reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu desenvolvidos por Instituições de nível superior situadas em Estados das regiões Centro-Oeste (com exceção do Distrito Federal), Norte e Nordeste Brasileiras;
- Possuir disponibilidade para residir na cidade de São Paulo durante um período de até 12 (doze) meses.

Para o recebimento das bolsas de pesquisa acima, os candidatos selecionados deverão:

a) Dedicar-se exclusivamente às atividades relacionadas ao Projeto de Pesquisa “I Levantamento Nacional sobre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 capitais brasileiras”;
b) Não receber bolsa de outra entidade durante o período de recebimento dessa bolsa-auxílio.

Os interessados poderão concorrer à bolsa-auxílio de Mestrado/Doutorado durante o período de 01/12/2008 a 21/02/2009 por meio do envio da documentação abaixo relacionada para o seguinte endereço: Rua Dr Ovídio Pires de Campos, 785, 3° andar, sala GREA, CEP 05403 -010, aos cuidados de Roberta Yamamoto (caso opte por fazê-lo por email, encaminhe os documentos para grea@usp.br). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 30697891 – falar com Roberta Yamamoto.

(a) Currículo Lattes;
(b) Declaração de vínculo atual como aluno regular do Programa de Pós-Graduação de Origem;
(c) Carta de anuência do orientador;
(d) Carta de Intenções do aluno contendo as seguintes informações:

- Trajetória profissional e perspectiva futura - destacando a relevância acadêmica de sua qualificação para a Região (Estado) de origem;
- Razões pelas quais deseja participar deste estudo (considerando como sua participação nesse estudo poderá contribuir para melhorar sua atuação profissional/acadêmica em sua Região - Estado - de origem);
- Disponibilidade para o desenvolvimento das atividades, incluindo residência na cidade de São Paulo – SP, pelo período de até 12 (doze) meses.

A seleção dos candidatos será feita por meio da avaliação desta documentação e considerará ainda:

-Qualidade da trajetória acadêmica individual – análise curricular;
-Potencial de crescimento acadêmico do candidato;
-Capacidade de multiplicação dos conhecimentos pelo candidato em seu ambiente profissional e em sua região.

***

Meire Blanche Lungaretti
Fundação Carlos Chagas
Equipe do Programa Internacional de Bolsas
de Pós-graduação da Fundação Ford
Site:
www.programabolsa.org.br
Email: mlunga@fcc.org.br
Telefone: (11) 3722-4404 / Fax: (11) 3726-1079
Posted by Picasa

Nenhum comentário: