maio 03, 2009

Repercute a morte de Augusto Boal

Augusto Boal (1931-2009)
O teatro popular de luto

Morreu hoje, aos 78 anos, o dramaturgo Augusto Boal, embaixador mundial do teatro da Unesco, por insuficiência respiratória, segundo informou sua família. Fundador do 'teatro do oprimido', sofria de leucemia e estava internado desde a ultima 3a em um hospital no Rio por problemas respiratórios, deu no BlueBus aqui. Matéria "Carioca da Penha e herói da resistência" no JB online, logo mais outras. Uma perda para a resistência cultural mundial ;/

Leia dois textos aqui publicados aqui (Teatro é a solução) e aqui (Presente de Natal).

Augusto Boal (1931-2009)

"A morte de Augusto Boal me atingiu como se eu tivesse perdido um grande amigo. A ele e a Gianfrancesco Guarnieri devo o texto e a encenação da primeira peça de teatro profissional a que assisti, aos 15 anos: Arena Conta Zumbi. Marcou-me para sempre, assim como a seguinte, Arena Conta Tiradentes. As duas têm muito a ver com o rumo que tomei na vida." Leia texto de Celso Lungaretti.

Mensagem do MST a Augusto Boal

Por sua viagem inesperada...

A ti sempre estimaremos por nos ter ensinado que só aprende quem ensina. Tua luta, tua consciência política, tua solidariedade com a classe trabalhadora é mais que exemplo para nós, companheiro, é uma obra didática, como tantas que escreveu. Aprendemos contigo que os bons combatentes se forjam na luta.

Leia mais em http://www.consciencia.net/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: