Curso
Fotografia – da reflexão textual ao ato de realização da imagem
Pedro Afonso Vasquez
Existe uma importante produção textual desconhecida do grande público que antecede e fundamenta a realização das imagens: as reflexões dos próprios fotógrafos sobre o fazer fotográfico. Partindo da análise das imagens destes fotógrafos-pensadores, o curso visa determinar em que medida eles foram bem-sucedidos em seus intentos, ou seja: em que medida eles conseguiram transformar boa teoria em excelente fotografia.
5 de abril
O instante decisivo e outros momentos. Análise de alguns textos de Henri Cartier-Bresson, paralelismo entre sua obra e a de outros fotógrafos célebres que escolheram a rua como tema e cenário, tais como André Kertész, Robert Frank, William Klein, Charles Harbutt, Lee Friedlander, Gary Winogrand.
12 abril
Arte, fotografia, filme. A obra de um dos mais influentes teóricos da Bauhaus, László Moholy-Nagy, em contraposição a alguns ensaios de Man Ray. Trajetórias criativas antecipatórias do atual predomínio da imagem técnica no âmbito das artes visuais.
19 de abril
Porque as pessoas fotografam. Os ensaios de Robert Adams, um dos expoentes da moderna fotografia de paisagem nos Estados Unidos, e a verdadeira importância da fotografia em nossas vidas.
26 de abril
Paisagens interiores e outros horizontes. Contraponto entre o pensamento de Edward Weston e Minor White: como o ato de fotografar o mundo exterior pode ser a mais perfeita expressão da própria personalidade.
Pedro Afonso Vasquez é escritor, fotógrafo e diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói. Formado em Cinema pela Universidade de Paris/Sorbonne, é mestre em Ciência da Arte pela UFF e autor de 22 livros, entre os quais: Dom Pedro II e a fotografia no Brasil, Fotografia: reflexos & reflexões e O Brasil na fotografia oitocentista.
Leia mais em POP
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário