março 13, 2010

Fotografia e Poesia na Saraiva


Projeto Photovivência Diálogos com o fotógrafo

Convidado: fotógrafo Adalmir Chíxaro

Data: sábado, 13

Horário: 17h

Local: Espaço Cultural Thiago de Mello


Participe do bate-papo com o fotógrafo Adalmir Chíxaro neste sábado, 17h, na Saraiva MegaStore. Ele é convidado do Photovivência, projeto coordenado pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Andréia Mayumi, que visa reunir mensalmente um número expressivo de amantes das artes visuais em Manaus, em especial de apreciadores da fotografia. O objetivo dos encontros é a troca de conhecimento no formato de bate-papos informais e palestras com convidados especiais - fotógrafos atuantes no cenário nacional e internacional.

Na ocasião, o profissional terá a oportunidade de explanar sobre seu trabalho e falar da visão artística da fotografia. Assim, o projeto pretende aproximar o fotógrafo das pessoas que apreciam seu trabalho ou sua linguagem dentro da atualidade.

Amazonense de Maués, Chíxaro imortaliza fatos sociais e o cotidiano do povo da Amazônia com singela sensibilidade e faz de seu olhar um testemunho das mudanças sociais na região. Aos 18 anos, no quinto período da faculdade de jornalismo no Rio de Janeiro, descobriu seu interesse pela fotografia. “...Eu era tímido para televisão, não tinha dicção para rádio e na fotografia despertei meu olhar para um novo mundo...” comenta.

A partir daí fez free-lancers para algumas empresas. Trabalhou na Rede Manchete e Tribuna da Imprensa durante três anos. Juntava dinheiro com esses trabalhos e viajava tempos em tempos para Manaus com a intenção de fotografar a Amazônia.

Tendo a região como grande inspiração, ele não demorou a mostrar seus trabalhos na cidade maravilhosa. Expôs no Museu de Arte Moderna, num evento em homenagem ao fotógrafo José Medeiros. Além de ter tido fotos sobre estivadores publicadas em revistas do Brasil e da França.

Futuramente lançará uma exposição ou livro com o tema Amazônia: O Povo das Águas, vencedor da bolsa prêmio da Secretaria Municipal de Cultura em 2009.

Chíxaro é um talento sensível ao simples, transforma cenas cotidianas em retalhos históricos que futuramente mostrarão uma Amazônia que vivemos e que muitas vezes não observamos.

* * *



Dia Nacional da Poesia

Data: domingo, 14

Horário: 17h30

Local: Espaço Cultural Thiago de Mello


A Sociedade da Marmota e o Clube Literário do Amazonas (Clam) reúnem poetas da cidade para um recital de poesia, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia. Os escritores Tenório Telles, Celdo Braga e Zemaria Pinto são alguns dos convidados do encontro, que acontece de 17h30 às 20h, no espaço Cultural Thiago de Mello, Saraiva MegaStore, no dia 14 de março, no Manauara Shopping.

“Resolvemos realizar esse recital para lembrar dessa arte tão pouco lembrada na cidade. Estamos mobilizando pessoas e entidades ligadas a arte para comparecer nesse dia e conhecer um pouco mais desse gênero literário e dos artistas locais que se dedicam aos poemas”, disse Nelson Castro, um dos organizadores e integrantes do Clam.

Além das declamações, a reunião servirá também para o retorno de um antigo projeto, o da Sociedade da Marmota, grupo literário criado por jovens da Zona Leste que divide a organização do recital com o Clam.

Segundo um dos integrantes da Marmota, Emerson Quaresma, o evento vai ser um ponto de partida para futuras atividades literárias que o grupo irá realizar. “Nosso grupo nunca acabou de fato, mas também atuou muito pouco nesse segmento. Agora que estamos estruturados vamos voltar a realizar eventos e discutir nossos ideais em grupo, como fazíamos em 2007, ano de criação do grupo”, revela Quaresma.


PROGRAMAÇÃO

Apresentador: J. Farias

I – Abertura: Tenório Telles

II – RECITAL: Dia da Poesia

Grupo Metáphora Quinta Estação

Celdo Braga - Poeta

Emerson Quaresma – Sociedade da Marmota

Miguel de Souza - Clam

Zémaria Pinto - Poeta

Nelson Castro - Clam

Jarmison Almeida - Sociedade da Marmota

Rayder Coelho - Clam

Francimar - Sociedade da Marmota

Elissandra - Poeta

Claúdia Fonseca - Poeta

Nenhum comentário: