novembro 07, 2010

Celebração do tombamento do Encontro das Águas

PICICA: Comunitários, intelectuais e religiosos celebraram no dia de ontem o tombamento do ENCONTRO DAS ÁGUAS, fruto da mobilização social do movimento socioambiental SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS. Levamos quatro intermináveis horas para postar dois minutos em meio do vídeo abaixo, feito pelo editor do PICICA, Rogelio Casado, graças à ineficiência da suposta banda larga oferecida pela OI, pelo qual pagamos "o olho da cara" por uma serviço de péssima qualidade. Descontado a incômoda presença de um papagaio de pirata, que insistia em colar-se ao orador, o que exigiu do cinegrafista um deslocamento por mais de 180 graus, preste atenção na fala do poeta Thiago de Melo. Ele põe abaixo a falsa informação veiculada pela mídia local e nacional. Por essa e por outras, sugerimos ao SOS Encontro das Águas, que defende a conservação do Encontro das Águas para além do que foi proposto como perímetro do tombamento, que o lugar passe a ser intitulado ÁREA DE CONSERVAÇÃO THIAGO DE MELLO, uma justa homenagem para um dos poetas que deu dimensão internacional à nossa PÁTRIA DAS ÁGUAS. O poeta certamente refutará a homenagem, como é próprio dos homens interessados apenas no bem comum, mas, mais fortes são os poderes do povo quando justo é o reconhecimento dos que cantam o povo e sua terra, na luta contra o fim das desigualdades. Por fim, pedimos que, nas próximas celebrações, não se cometa mais a indelicadeza de omitir parceiros como a Associação Amigos de Manaus - AMANA, um dos agentes na construção do movimento, de quem foi subtraida a fala no momento dos pronunciamento políticos. É sabido que a AMANA se destaca por celebrar a vitória do movimento popular sem perder a crítica. Faz-se necessário informações continuas sobre o processo de tombamento e seus desdobramentos, para que a opinião pública não fique sujeita à distorção de setores da mídia descomprometidas com o equilíbrio socioambiental pelo qual lutamos. Contra a luta suja deste tipo de mídia, a clareza da informação.
RogelioCasado | 6 de novembro de 2010
Trecho final do discurso do poeta Thiago de Melo, com breve intervenção do escritor Tenório Telles, no qual ele afirma que o IPHAN não permitirá a criação de qualquer terminal portuário nas imediações do Encontro das Águas do rio Negro com o rio Solimões, onde nasce o rio Amazonas em território brasileiro. A mídia comprometida com o capital predatório vem plantando informação contrária, tendo como fonte o representante local do IPHAN, que sequer participou da reunião do Conselho Consultivo da entidade, realizado no Rio de Janeiro, dia 18 de novembro de 2010, quando essa maravilha da natureza foi tombada como patrimônio dos brasileiros. O movimento SOS Encontro das Águas vai propor à UNESCO o tombamento deste fenômeno natural como patrimônio da humanidade. Pega, leso!

Um comentário:

Unknown disse...

Defender a Natureza além de ser inteligente, mostrar amor e respeito pela vida agrada aos espíritos do bem. Oxalá e Gaia devem estar felizes.

Parabéns aos bravos guerreiros do bem. Desprendidos e competentes!