novembro 07, 2010

HAIR - Aquarius: dedico esta postagem a todos os espíritos libertários

PICICA: Animado por uma mensagem de paz e amor a mim endereçada após a guerra de informação que tomou conta do país com a eleição presidencial, tentei enternecer o coração de uma jovem dama da sociedade manaura, vítima das armadilhas do ódio de classe disseminado na internet pela campanha do candidato tucano Serra, o Obscuro. Resolvi por no rol das amizades duas figuras comuns às nossas relações, e assim aplacar sua ira classista, depois que ela nomeou como "gentinha" os militantes do PT e seus eleitores. Pra quê, meus amigos?! Um desses "amigos" resolveu quebrar o encanto generoso da palavra nomeando-me apenas como um "conhecido", ao ser interpelado pela referida personagem, admirada de uma eventual amizade entre este blogueiro e meu agora amável interlocutor, interlocutor que, igualmente, dirigira duras palavras ao Partido dos Trabalhadores, do qual sou um dos fundadores no Amazonas. Bem feito pra mim! Quem manda abusar dos efeitos do estilo superlativo tão a gosto do povo amazonense! Aqui tudo é grande, tudo é da ordem da mais elevada potência: o maior rio do mundo, o mais lindo teatro do país, a floresta mais preservada do Brasil, a cidade mais quente do planeta, e por aí vai. Por consequência, "conhecido" vira amigo com a mesma força com que as águas dos nossos rios majestosos arrastam para o mar o alimento que nutre a fauna aquática marítima. É esse tipo de generosidade que fez de Manaus a cidade conhecida como "cidade sorriso". Quando iniciei este blog, em 2005/2006, postei mais de duzentas fotografias da Banda Independente Confraria do Armando - BICA. Todos riam desbragadamente. Minha amiga Eliana Simonetti, jornalista residente em São Paulo, esposa do meu amigo Paulo Barnabé, psiquiatra da pesada com quem tive o prazer de dividir o período de formação em psiquiatria social na Comunidade Terapêutica Enfance, em Diadema-SP, surpreendeu-se com um povo tão sorridente. É com o coração a gargalhar que dedido esta postagem, como mais uma tentativa de desmontar a dureza da vida que faz morar no coração de alguns sentimentos incompatíveis com a civilidade que sonhamos. Trata-se do início do filme HAIR, que veio à luz quando meu filho mais velho tinha apenas dois anos de idade. Já nesse período, e até hoje, trazia comigo uma vasta cabeleira, símbolo da liberdade pela qual lutávamos naqueles duros tempos de ditadura. Com os rigores da censura, agreguei uma promessa a S. Francisco de Assis, o padreiro da ecologia e dos hippies, jamais cortar o cabelo enquanto não vivermos plenamente a liberdade de expressão e opinião. Naquela época fui o maior (olha o superlativismo aí, gente) vendedor do jornal MOVIMENTO, do imortal Raimundo Rodrigues Pereira, na cidade de Manaus. Acredito que numa outra "reencadernacão" fui periodista num jornal que apoiava a Revolução Francesa, mas devo ter ido pra guilhotina, razão pela qual voltei para concluir meu trabalho, afinal karma é karma. Tentei montar um jornal de nome SUTRA (essência do ensinamento). Fui mal entendido. Pensaram que era sacanagem. Abandonei a idéia. Neste ano de 2010, agreguei mais uma promessa pro santo: não cortar o cabelo enquanto perdurar o preconceito e o ódio de classe. "Tás pebado", exclamou Zefofinho de Ogum, amigo e conselheiro deste pasquim eletrônico, "tuas madeixas crescerão mais que o rio Amazonas".    
SugarPlumJade | 26 de novembro de 2006
The Musical Hair from 1979.

A group of hippes meet Claude, a guy who will soon be sent to war. Trying to understand eachother, they all go and hope to make Claudes last days in freedom the best hes ever had.

Treat Williams ... Berger
John Savage ... Claude
Beverly D'Angelo ... Sheila Franklin
Annie Golden ... Jeannie
Dorsey Wright ... Hud
Don Dacus ... Woof

Coreography by Twyla Tharp

-------------------------------

When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars

This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!
Aquarius!

Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golding living dreams of visions
Mystic crystal revalation
And the mind's true liberation
Aquarius!
Aquarius!

Nenhum comentário: