fevereiro 28, 2011

Moacyr Scliar (1937-2011)

PICICA: Homenagem ao escritor Moacyr Scliar, médico sanitarista, que amava a humanidade.

O escritor gaúcho de origem judaica comenta a relação constante e frequente que teve desde sempre com a leitura e a escrita, de como se deu a opção pela medicina e a literatura e como as duas dialogam. Saiba mais em saraivaconteudo.com.br/​Artigo.aspx?id=492

Acesse o programa Personalidade, da TV Câmara, e veja a entrevista com o imortal Moacyr Scliar.

Personalidades de renome nacional expõem suas idéias em relação ao Brasil, seu diagnóstico de nossa realidade e sua reflexão sobre os melhores caminhos a tomar.

Entrevista com Moacyr Scliar. 

O Capitão Birobidian era um judeu russo que veio para o Brasil atrás de uma utopia socialista. Lia Rosa Luxemburgo fazia discursos para homenzinhos que só ele via. Na terra de seus sonhos, vivia com o companheiro Porco, a companheira Cabra e a companheira Galinha. Ele não gostava muito da galinha porque era improdutiva. Estes personagens estão no livro "O exército de um homem só", uma das obras do gaúcho Moacyr Scliar, um dos mais conhecidos escritores brasileiros em atividade e também um dos mais produtivos, com mais de 70 publicações. Scliar é o convidado do programa Personalidade.

Scliar é especialista em saúde pública. Nasceu em 1937 e seu primeiro livro de ficção, "O Carnaval dos Animais", foi escrito aos 30 anos. De lá para cá, foi traduzido para países como a Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

O convidado é entrevistado pelo jornalista Cláudio Ferreira, da TV Câmara; Inimá Simões, da Rádio Câmara; e pelo jornalista da área de cultura Paulo Paniago. No programa, ele discute a saúde pública no Brasil, fala de sua admiração por Oswaldo Cruz e, como descendente de imigrantes, analisa a recente polêmica relativa aos brasileiros barrados no exterior. "Seria bom que as pessoas tivessesm a mesma mobilidade do capital", disse. A obra de Scliar é marcada por forte preocupação social e reflete suas próprias experiências. As origens judaicas são retratadas em textos sobre a discriminação contra os judeus. E o exercício da medicina permite um olhar sem intermediários sobre a realidade do brasileiro.


Fonte: TV Câmara 

Nenhum comentário: