março 08, 2011

100 anos do Dia Internacional da Mulher (vídeo e links)

PICICA:  Veja o vídeo alusivo aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, produzido pela Secretaria da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, e leia a dica dos links recomendados para este 8 de Março por Idelber Avelar.
Vídeo da Secretaria da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil comemorativo dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher - 8 de março

***
Links para o 8 de março

Aí vão alguns links recomendados pelo blog para este 8 de março: 

Segundo estudo da Fundação Perseu Abramo, uma mulher é vítima de violência no Brasil a cada 24 segundos. Em 80% dos casos, os agressores são maridos e namorados. Inaugurado em janeiro deste ano, o blog Quem o Machismo Matou Hoje? compila as notícias dos horrores da violência contra as mulheres. Vale a visita, como lembrete reiterado da realidade para a qual o 8 de março deve nos alertar. O blog também tem perfil no Twitter.

Agora em domínio próprio, o blog coletivo Blogueiras Feministas reúne várias das mais destacadas blogueiras do Brasil com postagens diárias. Chamo a atenção especialmente para as postagens sobre mídia, que mapeiam a reprodução cotidiana da cultura machista na grande imprensa. 

A Universidade Livre Feminista é a responsável pelo belo projeto Biblioteca Feminista, um centro de documentação e repositório de teses, livros e artigos sobre questões de gênero. A biblioteca está organizada em pastas temáticas e algumas delas, como a de políticas públicas, já têm um acervo considerável. 

Dois sites governamentais enfocados em políticas públicas são o Observatório da Igualdade de Gênero e a página da Secretaria de Políticas para as Mulheres, portais com informações acerca das ações do governo no combate à discriminação, à violência e ao machismo. 

Outros dois portais que valem a pena ter entre os favoritos são o da Agência Patrícia Galvão e o da Sempre Viva Organização Feminista, espaços de debates, opinião e notícias. 

O blog Livros Feministas já tem um belo arquivo de obras para baixar. Recomendadíssimos são os dois clássicos O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir e Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf. 

Para quem quiser revisitar a ubíqua presença do machismo nas últimas eleições, os arquivos do blog coletivo Sexismo na política são parada obrigatória.

&&&&&&&&&

Textos, alguns deles já clássicos, que este blog recomenda para o dia de hoje: 

Dispenso esta rosa, de Marjorie Rodrigues, uma magnífica explicação do porquê de os parabéns e a rosa não serem exatamente a melhor tradução do espírito do 8 de março. 

Na mesma linha, Os machistas no dia internacional da mulher, de Cynthia Semíramis, analisa alguns dos clichês aparentemente elogiosos nos quais se diluem as pautas de luta feminista. 

Da lavra de Leonardo Sakamoto, A dura vida das jornalistas brasileiras discute o machismo nas salas de redação.

Também saído do forno, o ótimo texto da Beauvoiriana analisa como o machismo se reproduz também na indústria editorial: Mulheres sem voz. O perfil dela no Twitter é o Literariamente.

Para quem se interessa pela luta pelo direitos reprodutivos das mulheres, há um texto imperdível da Dra. Diana Curado: Três anos de aborto legal, seguro e gratuito em Portugal, que demonstra, entre outras coisas, que a legalização não representou um aumento no número de cirurgias e que neste período não ocorreu uma só morte relacionada a aborto no país. 

E para quem ainda não teve a notícia, aí vai: o governo Kassab acaba de despejar o Centro de Informação da Mulher, o maior acervo sobre a mulher da América Latina. 

As postagens d'O Biscoito Fino e a Massa sobre feminismo, homofobia, tratamento da sexualidade na literatura e assuntos correlatos estão agrupadas na tag Gênero.

Recebam todas--e todos--o convite a que compartilhem na caixa de comentários outros links relevantes neste 8 de março.


Fonte: O Biscoito Fino e a Massa

Nenhum comentário: