março 10, 2011

Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade no Encontro das Águas, símbolo da luta pela vida no planeta

PICICA: Definitivamente, o Encontro das Águas, ameaçado pela construção de um terminal portuário na região das Lajes, tem na sociedade civil seu principal guardião. Agora com o apoio da Igreja Católica de Manaus. Um símbolo como aquele caiu como uma luva para a Campanha da Fraternidade 2011: "Fraternidade e a Vida no Planeta". É possível consignar a vitória parcial do tombamento do Encontro das Águas a esta parceira, antes informal, em que o padre Orlando Barbosa emergiu como uma das lideranças no processo de construção que resultaria em 2008 na criação do movimento socioambiental SOS Encontro das Águas. Agora, cá pra nós, se a luta pela conservação do nossa mais emblemático patrimônio natural, paisagístico, cultural, geológico, e território onde desovam os jaraquis que abastecem a mesa das famílias pobres de Manaus, fosse depender dos parlamentares amazonenses estaríamos fritos em banha de periquitos, como dizam os antigos. À exceção do vereador do PT, José Waldemir, único parlamentar a comparecer ao evento, os demais continuam se omitindo. Pobre parlamento, que abandona as questões urbanas à sua propria sorte, salvo se firmaram convicção de que em nome do desenvolvimento vale tudo. Lástima! Não é à toa que a discussão do Plano Diretor da Cidade tem sido um fracasso. A indiferença do setor é desconcertante, para quem tem responsabilidades institucionais. Reabilitam-se, senhoras e senhores, a cidade os elegeu para trabalhar em prol do bem estar coletivo. De parabéns, os comunitários das margens do Rio Negro e do Rio Amazonas que não deixam a peteca cair.
Campanha da Fraternidade 2011 - Foto: Luiz Vasconcelos/A Crítica

Campanha da Fraternidade é lançada no Encontro das Águas

Com o tema “Fraternidade e a vida no planeta” e lema “A criação geme em dores de parto”, a campanha acontece durante a Quaresma e segue pelos próximos 40 dias, até o domingo de ramos, na Semana Santa

Manaus, 09 de Março de 2011

Victor Affonso

Diferentemente de outros anos, Campanha da Fraternidade não foi lançada na Catedral de Manaus. Evento reuniu os fiéis no Encontro das Águas
Diferentemente de outros anos, Campanha da Fraternidade não foi lançada na Catedral de Manaus. Evento reuniu os fiéis no Encontro das Águas (Luiz Vasconcelos)
 
Em Manaus, o lançamento da 47° Campanha da Fraternidade, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi a bordo de uma balsa, no encontro dos rios Negro e Solimões, na manhã desta quarta-feira (9).

Com o tema “Fraternidade e a vida no planeta” e lema “A criação geme em dores de parto”, a campanha acontece durante a Quaresma e segue pelos próximos 40 dias, até a quarta-feira de ramos, na Semana Santa.

O arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, comentou a escolha do tema, afirmando que a conscientização é um dos objetivos principais da campanha.

“Partimos da ideia de que o planeta é um presente que Deus nos deu, só que tudo indica que o mundo está em crise, seja pela ação da própria natureza ou pela do homem”.

O tema será discutido durante as missas e haverá ainda distribuição de panfletos.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: