julho 11, 2012

"O holocausto palestino", por Mário Bentes

PICICA: "Seria tudo um embate religioso ou a religião usada nos argumentos dos dois lados é pretexto para a política de extermínio mútua? Indiferente aos discursos, e querendo ver um lado diferente dos palestinos que é representado pela grande imprensa, sobretudo a ocidental, que o jornalista maltês Joe Sacco esteve em todos os territórios ocupados por Israel para mostrar, em quadrinhos, a realidade do que acontece nos campos de refugiados e nos assentamentos."

O holocausto palestino


O que os judeus aprenderam com o Holocausto promovido pelo regime nazista? É possível dizer que não apenas os judeus do passado, mas o mundo aprendeu muita coisa. Mas e os judeus do presente?
Será que a criação oficial do Estado de Israel apagou da mente judia os horrores da perseguição nazista contra tantos inocentes? Será que o governo israelense, sob pretexto da eterna ameaça palestina, tenta, mesmo que não abertamente, usar os palestinos como bode expiatório para uma vingança tardia?
Seria tudo um embate religioso ou a religião usada nos argumentos dos dois lados é pretexto para a política de extermínio mútua? Indiferente aos discursos, e querendo ver um lado diferente dos palestinos que é representado pela grande imprensa, sobretudo a ocidental, que o jornalista maltês Joe Sacco esteve em todos os territórios ocupados por Israel para mostrar, em quadrinhos, a realidade do que acontece nos campos de refugiados e nos assentamentos.
O trabalho de Sacco resultou na sériePalestina, publicada no Brasil pela editora Conrad em dois títulos:Palestina – Uma nação ocupada ePalestina – Na Faixa de Gaza. E nesse trabalho é possível ver toda a tirania, opressão e desrespeito ao ser humano – coisas que, nesse caso, não partem exatamente dos dois lados; enquanto Israel é armada até os dentes – e com declarado apoio dos EUA -, os palestinos lutam com paus, pedras e molotovs caseiros.
Vale à pena ler e refletir.
Imagem da chamada publicada pelo Pragmatismo Político.
Sobre o autor
Jornalista, escritor e fotógrafo. Já passou por veículos como "Portal Amazônia" e "Portal D24am". Atualmente é repórter freelance da revista "Empório Amazônia" e correspondente do jornal "Diário do Amazonas" em Brasília.

Nenhum comentário: