agosto 14, 2012

"Especial Anti-Édipo: chamada para publicação na Lugar Comum n.º 36"

PICICA: "Publicado em 1972, o livro de Gilles Deleuze e Félix Guattari vaza o turbilhão do ciclo de lutas de 1968. No começo da década de 1970, a onda já tinha quebrado na cabeça de muitos militantes daquele ciclo. Tempos de frustração, nuvens carregadas, revisionismo. Nada disso deprimiu os nossos autores, que escreveram uma obra sem qualquer compromisso com fardos históricos. Um livro que age, que articula novas armas para novos desafios, que perscruta a composição das subjetividades revolucionárias nos interstícios, brechas, poros e dobras do capitalismo contemporâneo. Não basta apontar as falhas e os curtos-circuitos intrínsecos ao funcionamento do capital, apontando a iminência ou inevitabilidade da crise inscrita nos regimes de exploração e acumulação. Mais do que isso, com Deleuze e Guattari, uma teoria afirmativa da subjetividade, que pesquisa na superfície da multiplicidade as formações, propagações, dilatações e condensações das alternativas. " 

Especial Anti-Édipo: chamada para publicação na Lugar Comum n.º 36

14/08/2012
Por Editores - Lugar Comum


Chamada para publicação – Revista Lugar Comum n.º 36


A Revista Lugar Comum: Estudos de mídia, cultura e democracia (ISSN/1415-8604) está selecionando artigos para seu próximo número, buscando, em especial, colaborações para a realização de uma sessão temática sobre os “40 anos do Anti-Édipo”. 


Publicado em 1972, o livro de Gilles Deleuze e Félix Guattari vaza o turbilhão do ciclo de lutas de 1968. No começo da década de 1970, a onda já tinha quebrado na cabeça de muitos militantes daquele ciclo. Tempos de frustração, nuvens carregadas, revisionismo. Nada disso deprimiu os nossos autores, que escreveram uma obra sem qualquer compromisso com fardos históricos. Um livro que age, que articula novas armas para novos desafios, que perscruta a composição das subjetividades revolucionárias nos interstícios, brechas, poros e dobras do capitalismo contemporâneo. Não basta apontar as falhas e os curtos-circuitos intrínsecos ao funcionamento do capital, apontando a iminência ou inevitabilidade da crise inscrita nos regimes de exploração e acumulação. Mais do que isso, com Deleuze e Guattari, uma teoria afirmativa da subjetividade, que pesquisa na superfície da multiplicidade as formações, propagações, dilatações e condensações das alternativas.
Com o objetivo de enriquecer a “sessão temática” proposta, serão selecionados artigos sobre a atualidade do Anti-Édipo como ferramenta revolucionária num contexto de crise global, na crise econômica, política, antropológica e estético-existencial, crise recessiva no Norte e crise do crescimento no Sul, crise da dívida infinita, da racionalidade moderna, da antropologia assimétrica e do desenvolvimentismo, crise da representação e da identidade. Uma ferramenta para viver a crise como mundo, fazer dela a dignidade de uma recusa e de uma reafirmação de propósito.


Dessa forma, os editores buscam potencializar a verve política do Anti-Édipo para o pensamento da transição aqui e agora, na aceleração do processo e na radicalização da crise que é a revolução mesma.

As propostas de artigos podem ser enviadas, até dia 10 de setembro de 2012, para os seguintes membros do Comitê Editorial: corsinileonora@gmail.com, hamletvictrix@hotmail.com ou alex.nasc@uol.com.br

Além da publicação impressa, todos os números da revista estão disponíveis online em http://uninomade.net/lugarcomum

Atenciosamente, 
Os editores.
—-
ESPECIFICAÇÕES para a elaboração dos artigos:
As colaborações devem ter de 20.000 a 40.000 toques e deverão conter:

a) título, seguido de nome do(s) autor(es);


b) referências, sempre ao final do texto, apenas das obras mencionadas;


c) resumo de, no máximo, 250 palavras na língua original do texto;


d) palavras-chave;


e) breve nota bibliográfica do autor que indique, se for o caso, onde ensina, estuda e/ou pesquisa, sua área de atuação e principais publicações;


f) indicação, em nota à parte, caso o texto tenha sido apresentado em forma de palestra ou comunicação;


g) se for tradução, trazer o nome e e-mail do tradutor, e indicação de onde o texto foi publicado, caso não seja inédito.


Divulgue na rede

Fonte: Rede Universidade Nômade

Nenhum comentário: