agosto 15, 2012

POLÍTICA DE DROGAS: O exemplo de Jefferson Peres e o debate entre Marcos Rolim e um ex-secretário da Saúde do RS

PICICA: A franqueza e a coragem política do saudoso Senador Jefferson Peres.

 

As drogas chegam ao senadoNesses dias de avacalhação geral da classe política, é muito bom ver que há sensatez e honestidade lá no Congresso. O senador Jefferson Peres (PDT-AM), falecido em 2008, foi mais um dos que se convenceram que a legalização das drogas é a única saída para o problema da violência e da corrupção gerado pelo narcotráfico no mundo inteiro. Sua fala revela lucidez, equilíbrio e visão ampla dos problemas brasileiros e mundiais. E revela também muita franqueza e coragem de dizer aquilo que muitos concordam mas têm medo de dizer. Parabéns, senador!
> Para ler a entrevista


Fonte: Blog do Kelmer

PICICA:  Enquanto isso, em Porto Alegre...
   
Prezados amigos (as):

Tenho travado um debate com o deputado Osmar Terra, ex-secretário da Saúde do RS, sobre política de drogas. A polêmica começou quando Terra publicou nos principais jornais de Porto Alegre um "Manifesto", assinado pela maioria dos deputados federais do RS, pelos três senadores gaúchos, pelas  entidades médicas e por Igrejas. Respondi ao texto em meu espaço como colaborador do Jornal Zero Hora. Terra respondeu mihha crônica, também em Zero Hora, dois dias após. Depois disso, o debate se aprofundou com textos que estão circulando pela internet.  O último deles postei hoje.
           
Para quem se interessa por direitos humanos e pelo tema da política de drogas, penso que a polêmica que temos travado seja uma "ante-sala" de uma disputa muito maior que teremos pela frente.  Independentemente disto, acho que vale a pena ler os textos com atenção. 
           
Abaixo, seguem os 6 textos da polêmica até agora, com seus respectivos links e na ordem de elaboração, o que permite compreender melhor a sequência de argumentos.
            
Forte abraço
             
Marcos Rolim
   
       
 1)    “Manifesto contra a descriminalização do uso de drogas” -  http://migre.me/a85Tm
        
2)    “Drogas? É preciso pensar”. Texto de Marcos Rolim - http://migre.me/a862w
       
3)    “Drogas e ideologia” – Texto de Osmar Terra  - http://migre.me/a85Yy

4)    Quando a ideologia é a droga”. Texto de Marcos Rolim -  http://migre.me/aeRVB

5)    “A droga dos rótulos”. Texto de Osmar Terra –   http://migre.me/ad4Yj 

6) “Retomando o debate sobre política de drogas”  - Texto de Marcos Rolim  - http://migre.me/aeDcn

Fonte: Grupo Emdefesareformapsiquiátrica (e-mail)

Nenhum comentário: