agosto 11, 2012

"Freud – Além d’Alma" (Psicotramas)

PICICA: "O cinema rara-mente faz jus ao que é a psicanálise, né!? Talvez porque, nesta, o processo se faça na direção oposta do cinema: da imagem à palavra, do sonho à consciência desperta… 

Caramba, os processos do cinema y da psicanálise são inversos: 1 vai da imagem pra palavra (Sonho ou seja imagens –> interpretação através da palavra) o otro vai do roteiro (palavra) pra filmagem (imagem)."


Freud – Além d’Alma


“Freud – Além da Alma” (John Huston, 1962) é o título brasileiro. Nos USA ganhou subtítulo (“The Secret Passion”) quando viram que num emplacava nas bilheteria$.

História do jovem Freud descobrindo a psicanálise em ritmo semi-detetivesco. O melhor ficou no roteiro original infilmável de Sartre devido à loooonga duração que teria (6h!). Pero muito desse roteiro deixou (boas) marcas no filme com Montgmomery Clift no papel dum Freud + atormentado do que supomos que seria o Herr Professor original.

Susannah York é a histérica prototípica mesclando 1 tanto de Anna O. com Frau Cecily y pitadas de Dora. O papel original-mente seria de Marilyn Monroe que morreu antes da fita ser rodada, mas que já recusara participar por interferência de Anna Freud através do analista da atriz.

O cinema rara-mente faz jus ao que é a psicanálise, né!? Talvez porque, nesta, o processo se faça na direção oposta do cinema: da imagem à palavra, do sonho à consciência desperta…

Caramba, os processos do cinema y da psicanálise são inversos: 1 vai da imagem pra palavra (Sonho ou seja imagens –> interpretação através da palavra) o otro vai do roteiro (palavra) pra filmagem (imagem).

Deve ser por isso que têm tanta afinidade: encontram-se n’algum ponto bem no 1/2 do caminho de intercessão dos percursos simétricos em direções opostas.

Será que o cinema consegue representar satisfatoria-mente o processo analítico? Os melhores filmes “psicanalíticos” são os que têm analogia com os processos mentais, mecanismos de elaboração dos Sonhos, processo primário, secundário, associações, etc&tal. No +, a sessão psicanalítica na tela costuma ser 1 equívoco e/ou caricatura.

Seja como for, a psicanálise seria cinematográfica??

Fonte: Psicotramas

Nenhum comentário: