janeiro 22, 2015

"Signos Máquinas, Subjetividades", de Maurizio Lazzarato

PICICA: "É inegável: o capitalismo precisa e produz uma subjetividade à sua imagem e semelhança. Mas como isso se dá no contexto atual?"
  
signos, maquinas
signos1gearsmaurizio

Signos Máquinas, Subjetividades

R$ 68R$ 61
Title/ Título: Signos, máquinas, subjetividades/
Signs, machines, subjectivities
Author / Autor: Maurizio Lazzarato
Year / Ano: 2014
Number of pages / Nº de páginas: 416
Bilingual edition / Edição bilíngue: Português/inglês – Portuguese/English
Size / Dimensões: 145 x 210mm (paperback/brochura)
ISBN: 978-85-66943-12-2
Coedition/Coedição: n-1 edições + edições sesc
Descrição do produto
SIGNOS, MÁQUINAS, SUBJETIVIDADES / SIGNS, MACHINES, SUBJECTIVITIES (bilíngue)

É inegável: o capitalismo precisa e produz uma subjetividade à sua imagem e semelhança. Mas como isso se dá no contexto atual? Inspirado no pensamento original de Félix Guattari, para o qual, aliás, este livro constitui excelente introdução, Maurizio Lazzarato disseca aqui as modalidades de “sujeição” produzidas pelo neoliberalismo, bem como a “servidão maquínica” que lhe é inerente. É toda uma dimensão pré-representacional, molecular e afetiva que assim vem à tona. As dinâmicas de existencialização, conforme a terminologia de Guattari, ou de subjetivação, segundo Foucault, ganham um papel preponderante no entrelaçamento entre o plano micro e macropolítico a que se propõe o autor.

Se a faceta polêmica está presente (contra a filosofia analítica, o lacanismo, a linguística, certo marxismo, bem como suas combinações – Badiou, Zizek, Rancière, Butler etc), é porque uma perspectiva filosófica e política imanente e agonística perpassa o livro como um todo, sem turvar o rigor e a clareza das análises.

Dispensável dizer a que ponto tudo isso serve para quem tenta compreender o que se passa à nossa volta, por que a representação política perde seu fôlego a cada dia, por onde passa e como funcionam os poderes hoje (a “ação sobre ação”, como dizia o último Foucault), e que modalidades de resistência efetiva se pode conceber.

Signos, máquinas, subjetividades representa, nesse contexto, um sopro vivo na imaginação política contemporânea.

Peter Pál Pelbart



Sobre o autor: Maurizio Lazzarato é um sociólogo e filósofo italiano residente em Paris, onde desenvolve pesquisas sobre a ontologia do trabalho, biopolítica, trabalho imaterial e capitalismo cognitivo. Dentre suas obras podemos encontrar As Revoluções do capitalismo e Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. 

Fonte: OUTROS LIVROS

Nenhum comentário: