junho 26, 2008

Funasa apenas lamenta morte de crianças indígenas no AM

Foto publicada no blog Lawnorder
Funasa apenas lamenta morte de crianças indígenas no AM

Mortes de crianças indígenas continuam a ocorrer na Região Norte do país. Lideranças indígenas do Vale do Javari (AM) entregaram à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) uma carta em que denunciam a morte de 12 indígenas, sendo dez crianças, em menos de um mês. Os óbitos ocorreram entre oito de maio e 11 de junho. O motivo mais uma vez é a falta de um atendimento de saúde adequado para a população.

Os integrantes da tribo do Vale do Javari alegam que a taxa de mortalidade é tão alta que impede o crescimento da tribo, hoje formada por 3,7 mil índios.

O diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa, Wanderley Guenka, lamentou o ocorrido e admitiu a precariedade do atendimento na região e a dificuldade da instituição para contratar médicos. Guenka justificou dizendo que o acesso ao Vale do Javari e muito difícil. Segundo a Funasa, uma equipe de saúde leva 15 dias para chegar ao local.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) ressalta que as doenças que resultam na subnutrição dos indígenas estão relacionadas com a falta de terras para os índios e o não reconhecimento de seus direitos tradicionais. O mesmo ponto de vista já foi declarado em nota pela própria Funasa. De acordo com o órgão, os problemas de saúde na população indígena estão ligados à pressão e degradação dos seus territórios, aos conflitos com garimpeiros e às mudanças no estilo de vida.

A taxa de mortalidade infantil entre os índios está em 48 para cada 1 mil, enquanto, entre os brancos, esse índice é de 21 em cada 1 mil. Os indígenas sofrem principalmente de hepatite B, tuberculose e malária.

De São Paulo, da Radioagência NP, Juliano Domingues.

23/06/08

Mais sobre o assunto:

• Problemas na saúde levam à organização indígena, diz Cimi
• Atraso de recursos da Funasa prejudica saúde indígena
• Morte de criança indígena no Pará revela deficiência da saúde

• Departamento de Saúde tenta naturalizar subnutrição de crianças indígenas


Fonte: Radioagência Notícias
Posted by Picasa

Nenhum comentário: