junho 26, 2008

Solidariedade internacional: Zimbábue

Foto publicada no blog História Vermelha
Depois de uma corrida eleitoral sangrenta, o Zimbábue precisa de um governo legítimo. Apóie nosso apelo aos líderes africanos para restaurar a paz e democracia no Zimbábue:
Clique aqui!

Amig@s,

Na sexta-feira dia 27 de junho o Zimbábue vai levar adiante uma eleição de fachada para uma campanha eleitoral fracassada. O partido de oposição MDC anunciou sua retirada das eleições, mesmo após vencer o primeiro turno, depois de sofrer assassinatos, tortura, prisões e acusações infundadas.

A vitória clara do MDC no primeiro turno colocou o Presidente Mugabe e seu partido, o ZANU-PF, em uma situação complicada. O Conselho de Segurança da ONU declarou na segunda-feira que eleições livres e justas seriam impossíveis dada a atual repressão política no Zimbábue. Enquanto isso o Presidente Mugabe afirma que "só Deus poderá retirá-lo do poder".

Os líderes Africanos tem uma forte influência sobre o Presidente Mugabe, principalmente o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki. Sem o apoio, não tem como o Mugabe permanecer no poder. Por isso, estamos lançando uma campanha de emergência, pedindo para os líderes africanos convocarem um encontro para isolar o Mugabe e definir um governo legítimo para o Zimbábue. Nosso chamado será publicado em jornais na África do Sul, Tanzânia, Angola e Moçambique. Clique no link para ver o anúncio e apoiar a mensagem:

http://www.avaaz.org/po/save_zimbabwe/24.php?cl=103003021

Muitos países do sul da África já estão pedindo o adiamento das eleições, porém eles ainda não estão confrontando o Mugabe diretamente. Eles podem evitar uma onda ainda maior de revolta e violência, fazendo o Mugabe reconhecer que ele já perdeu as eleições e precisa conceder a um governo conjunto.

Robert Mugabe salvou o Zimbábue do colonialismo.

Agora é hora dos líderes africanos salvarem o Zimbábue dele. Nos ajude a levantar 250.000 nomes essa semana, enquanto nossos anúncios são publicados na África. Clique para ver os anúncios, assinar a campanha e encaminhar para seus amigos:

http://www.avaaz.org/po/save_zimbabwe/24.php?cl=103003021

Com esperança e determinação,

Ben, Galit, Alice, Paul, Graziela, Mark, Ricken, Iain, Veronique, Pascal e Milena – a equipe da Avaaz

Veja as notícias:

Mundo une-se contra presidente do Zimbabué - Jornal de Notícias:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=961448


Zimbabwe: ONU condena violência contra a oposição - Publico.pt:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1333371


Presidente do Zimbábue diz que "só Deus" poderá tirá-lo do poder - Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u414610.shtml

Mugabe desafia Nações Unidas e mantém eleições - Diário de Notícias:
http://dn.sapo.pt/2008/06/25/internacional/mugabe_desafia_nacoes_unidas_e_mante.html
Posted by Picasa

Nenhum comentário: