junho 28, 2008

Obama: 'Apelo à Renovação'

Foto: David McNew/Getty Images - Barak Obama
Mulheres de Olho

Obama: ‘Apelo à Renovação’

27 Jun 2008

Num discurso límpido e sereno feito em 2006, o senador e atual candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, Barack Obama, falou sobre religiões e política, afirmando que “as pessoas religiosas não possuem o monopólio sobre a moralidade e que deveriam elaborar seus argumentos em termos universais, e não religiosos”.

Trechos desse discurso estão na internet e vale à pena conferir.

O Globo Online publicou na terça-feira, 24, reportagem de Andy Sullivan (Reuters) repercutindo a reação de um grande comunicador evangélico a este discurso, no calor da campanha eleitoral. Trata-se de James Dobson, partidário de George W. Bush, defensor da criminalização do aborto e contrário ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Para Dobson, que tem um programa de rádio “com audiência de milhões de conservadores”, Obama distorce a Bíblia.

Para a assessoria de Obama, trata-se de que o candidato comprometeu-se em trabalhar “para além das diferenças religiosas a fim de unificar o país”. O diretor do candidato para assuntos religiosos, Joshua DuBois, afirma:

“Barack Obama está empenhado em atrair as pessoas de fé e defender as famílias norte-americanas. E se alguém ler por inteiro seu discurso de 2006, intitulado ‘Apelo à Renovação’, perceberá isso. (…) Os democratas esperam conquistar o apoio dos evangélicos mais jovens e mais centristas, que se preocupam com aquecimento global, pobreza e o aborto -um ponto que costuma mobilizar os integrantes dessa fatia do eleitorado”.

Mulheres de Olho conversou com a educadora Schuma Schumaher, que de Nova Iorque enviou oportuna mensagem:

“Estou cada dia mais bem impressionada com o conteúdo dos discursos do Obama. Ele tem a coragem de enfrentar o contraditório, de representar o novo, o moderno. Obama critica o totalitarismo, defende o estado laico, a democracia radical e o respeito pelas escolhas pessoais. Nossos congressistas precisam ouvi-lo!”

Angela Freitas/ Instituto Patrícia Galvão
Posted by Picasa

Nenhum comentário: